Segunda, 12 de janeiro de 2026, 06:09
Economia

CFC articula parceria com MDS para ampliar atuação de contadores em políticas sociais

Reunião em Brasília tratou da atuação de contadores em políticas públicas voltadas ao empreendedorismo e a beneficiários do CadÚnico

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) participou, na tarde desta quinta-feira (8), de uma reunião institucional com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em Brasília. O encontro teve como foco a discussão de novas possibilidades de atuação para profissionais da contabilidade no âmbito do Programa Acredita no Primeiro Passo, voltado ao fortalecimento do empreendedorismo e da inclusão socioeconômica.

Durante a reunião, foram avaliadas oportunidades de cooperação técnica entre o CFC e o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), com destaque para a atuação de contadores na prestação de consultoria a empreendedores atendidos pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).


Foto: DivulgaçãoO Programa Acredita apoia, entre outras iniciativas, o empreendedorismo de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Dentro dessa perspectiva, uma das frentes discutidas prevê que profissionais da contabilidade ofereçam orientação técnica aos empresários contemplados pela política pública, contribuindo para a organização e sustentabilidade dos negócios.

Outra linha de ação envolve o mapeamento de contadores, técnicos em contabilidade e estudantes de Ciências Contábeis que também sejam beneficiários do programa social. A proposta é colaborar para a inserção desse público no mercado de trabalho, promovendo empregabilidade e geração de renda.

Na reunião, o ministro Wellington Dias destacou que as ações estão alinhadas a uma estratégia de qualificação profissional e estímulo ao empreendedorismo. Segundo ele, as iniciativas ocorrem “na perspectiva de qualificação voltada para oportunidades de emprego, mas também de apoio para o empreendedorismo”. O ministro também lembrou que o MDS e o CFC já mantêm cooperação desde 2025, quando foi firmado um protocolo de intenções com foco na inclusão socioeconômica de pessoas inscritas no CadÚnico.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Joaquim Bezerra, ressaltou o papel estratégico da entidade no desenvolvimento econômico do país. Para ele, uma das principais missões do CFC está relacionada em “poder garantir a melhoria do ambiente de negócios, o fomento aos negócios e ajudar o nosso Brasil a crescer e a se desenvolver”.

Nesse contexto, Bezerra destacou que o Conselho tem atuado para fortalecer e valorizar a classe contábil, além de evidenciar a importância desses profissionais para o desenvolvimento sustentável. O presidente explicou como se dará a contribuição da categoria dentro do Programa Acredita. “Os contadores brasileiros serão capacitados para promover projetos e, sobretudo, para ajudar o Brasil, através do Programa Acredita, e tantas outras iniciativas, que o governo e as políticas públicas têm para que nós possamos contribuir com os micro e pequenos empresários na captação de negócios, mas, sobretudo, aqueles que são assistidos hoje por programas sociais, mas que têm potenciais de empreender ou de ir para o mercado de trabalho”, afirmou.

A atuação do CFC ocorrerá por meio do Programa CFC Voluntário, que reúne atualmente cerca de 10 mil profissionais distribuídos em todos os estados e no Distrito Federal. Esses voluntários desenvolvem ações sociais em parceria com os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs).

A proposta é que os profissionais atuem como estruturadores de negócios, oferecendo consultoria técnica aos empreendedores inscritos no CadÚnico, com o objetivo de promover o crescimento sustentável das empresas. A expectativa do Conselho é que a relação entre contadores e empreendedores ultrapasse o período de permanência no programa, consolidando-se em parcerias duradouras no mercado formal.

Veja Também

Dê sua opinião: