Quinta, 08 de janeiro de 2026, 01:06
Economia

IPVA 2026 no Piauí: governo divulga calendário de pagamento com descontos

Proprietários de veículos já podem emitir o boleto no site da Sefaz-PI; imposto pode ser pago em cota única ou parcelado em até três vezes

O Governo do Piauí divulgou nesta segunda-feira (5), o calendário oficial de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao exercício de 2026. Com isso, os proprietários de veículos sujeitos à tributação já podem acessar o site da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz-PI) para emitir o boleto e escolher a forma de pagamento.

De acordo com a Secretaria de Fazenda, quem optar pelo pagamento em cota única até o dia 30 de janeiro poderá obter um desconto de 15% sobre o valor total do imposto. Já para os contribuintes que quitarem o IPVA integralmente em fevereiro, o abatimento será de 10%. O pagamento em cota única realizado em março não contará com desconto.


Foto: Ascom EtipiA superintendente da Receita Estadual do Piauí, Graça Ramos, explica que o parcelamento também está disponível para quem não puder pagar o valor total de uma vez. Nessa modalidade, o imposto pode ser dividido em até três parcelas, com vencimentos em janeiro, fevereiro e março, desde que o valor total seja quitado até o dia 31 de março de 2026.

Os mesmos prazos valem para o pagamento da taxa de licenciamento anual do veículo. Sem a quitação dessa taxa, o proprietário fica impedido de circular legalmente em todo o território nacional, podendo sofrer penalidades em fiscalizações de trânsito.

Atualmente, cerca de 450 mil veículos no Piauí estão obrigados ao pagamento do IPVA. No entanto, parte da frota é isenta do imposto. Estão incluídos nesse grupo as motocicletas de até 170 cilindradas, veículos com mais de 15 anos de fabricação, veículos pertencentes a pessoas com deficiência e veículos de socorro, como ambulâncias e carros de combate a incêndio.

Segundo Graça Ramos, o número de motocicletas isentas no estado é expressivo, ultrapassando 828 mil unidades, principalmente em razão da baixa cilindrada. Ainda assim, a expectativa da Receita Estadual é de que a arrecadação com o IPVA 2026 alcance aproximadamente R$ 650 milhões.

A superintendente ressalta que os recursos arrecadados com o imposto são destinados ao custeio das despesas do Estado e retornam à população por meio de investimentos em serviços e melhorias públicas.

O boleto para pagamento do IPVA 2026 pode ser emitido diretamente no site da Sefaz-PI, na aba específica do IPVA.

Veja Também

Dê sua opinião: