Sexta, 16 de janeiro de 2026, 11:19
Economia

Presidente do CFC destaca importância da contabilidade para o país

Joaquim Bezerra defendeu qualificação profissional, diálogo e papel estratégico do contador

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Joaquim Bezerra, destacou a importância estratégica da contabilidade para o desenvolvimento econômico e social do país, durante entrevista ao programa Boa Tarde Piauí, da TV Band Piauí, nesta segunda-feira (12).

Primeiro piauiense e também o mais jovem a assumir a presidência do CFC, Joaquim Bezerra ressaltou que sua trajetória na entidade começou ainda no movimento estudantil, o que reforçou a defesa de uma maior atenção à formação dos futuros profissionais da área.


Foto: Band Piauí“A nossa missão, acima de tudo, é proteger a sociedade com o exercício legal da profissão. Quem está chegando agora à contabilidade precisa ser preparado para o mercado, para a ética e para compreender o papel estratégico que a profissão exerce.”

Durante a entrevista, o presidente afirmou que um dos principais desafios da gestão é o fortalecimento da confiança pública nas informações contábeis, especialmente diante das transformações tecnológicas, da agenda de sustentabilidade e da reforma tributária.

“A contabilidade é a espinha dorsal do desenvolvimento econômico. É ela quem traduz todas as complexidades dos mercados em informações confiáveis para empresários, investidores e para a sociedade.”

Bezerra também destacou a importância do diálogo entre o Conselho Federal, os conselhos regionais e os diferentes poderes, defendendo que as decisões sejam construídas de forma coletiva. “A nossa gestão será pautada no diálogo. O melhor entendimento é aquele que concilia renúncias e constrói consensos.”

Ao abordar a reforma tributária, o presidente do CFC afirmou que o contador passa a ocupar um papel ainda mais estratégico na tomada de decisões empresariais.

“A parte burocrática será vencida pela tecnologia. O contador agora precisa estar sentado à mesa das decisões, ajudando na estratégia, na precificação e na sustentabilidade dos negócios.”
Sobre 2026, ano eleitoral, Joaquim Bezerra reforçou o papel da contabilidade eleitoral na garantia da transparência e da legalidade das campanhas.

“A contabilidade tem um papel fundamental para garantir eleições limpas, transparência na aplicação dos recursos e confiança da sociedade nas prestações de contas.”

Segundo ele, o CFC vai intensificar ações de capacitação em todo o país, tanto para a contabilidade eleitoral quanto para a orientação da população no período de declaração do imposto de renda.

Veja Também

Dê sua opinião: