A prática esportiva como parte do desenvolvimento integral dos estudantes ganhou destaque no Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) João Henrique de Almeida Sousa, na zona Sul de Teresina. A unidade realiza o Circuito de Práticas Corporais, que segue até 28 de novembro e mobiliza 336 alunos em competições esportivas, ações culturais e dinâmicas que estimulam habilidades socioemocionais.
O evento contempla modalidades individuais como uno, xadrez, badminton, tênis de mesa e cubo mágico e disputas coletivas, incluindo vôlei, futsal, queimada e basquete. A programação também abre espaço para apresentações artísticas e atividades que reforçam valores como respeito, empatia, tolerância e espírito esportivo.
Foto: Ascom Seduc
Para a estudante da 2ª série do Ensino Médio, Ana Gabryelle Chaves Matias, o circuito estimula maior participação dos jovens e contribui diretamente para o crescimento pessoal e escolar. “Me permiti conhecer diversas modalidades, como o vôlei, badminton e queimada, que me mostraram que cada prática tem o seu jeito próprio de ensinar. Uma desenvolve a cooperação e a comunicação e a outra fortalece o foco, a disciplina e o autocontrole”, explica.
A aluna Amanda Kelly Soares destaca que o momento representa integração e aprendizado. “Aprendemos muito sobre união, respeito, foco e estamos criando memórias que vamos levar sempre”, complementou.
Foto: Ascom SeducO secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, ressalta que a educação de tempo integral possibilita ampliar o papel do esporte dentro das escolas, tornando-o parte estruturante da formação dos estudantes. Segundo ele, o esporte deixou de ser uma atividade complementar e passou a se integrar ao currículo, em sintonia com áreas como cultura, ciência, meio ambiente e tecnologia.
“Por meio do Seduc Esportiva, temos reforçado os investimentos em infraestrutura das escolas, com um olhar especial para espaços de prática esportiva com a reforma e a construção de novas quadras, de salas voltadas para a prática de boxe, tênis de mesa e outras modalidades. A intenção é ampliar oportunidades e fazer do esporte educacional um dos pilares da formação integral”, afirmou.
Foto: Ascom Seduc Desde 2023, o Programa Seduc Esportiva já recebeu mais de R$ 41,7 milhões em investimentos, viabilizando a construção de 32 novas quadras e a reforma de outras 154 em todo o Piauí. Atualmente, 300 escolas ofertam modalidades como futsal, voleibol, atletismo, badminton, capoeira, boxe, judô, xadrez e beach tennis, fortalecendo a rotina esportiva na rede estadual.
Dê sua opinião: