Quinta, 13 de novembro de 2025, 02:12
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
02:12
Educação

Mais de 8 mil estudantes iniciam aulas práticas para obter CNH gratuita

Programa do Governo do Estado beneficia alunos do ensino médio e da EJA com formação completa e entrega de capacetes, em 14 municípios piauienses

Cerca de oito mil estudantes da rede pública estadual do Piauí estão prestes a iniciar as aulas práticas do programa CNH Social, que oferece a primeira habilitação de forma totalmente gratuita. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), os alunos estão concluindo a fase teórica do curso restam apenas três aulas para o encerramento dessa etapa.

A iniciativa contempla estudantes do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA), oferecendo a categoria A, destinada à condução de motocicletas. O edital do programa foi lançado em maio deste ano, com vagas distribuídas em 84 escolas de 14 municípios.


Foto: Marcello Casal JRAgência BrasilTodos os custos exames médicos, psicológicos, provas teóricas e práticas são arcados pelo Governo do Piauí, garantindo que os alunos tenham acesso gratuito a todo o processo de formação. O curso teórico, com carga horária de 45 horas, ocorre aos sábados pela manhã e é ministrado por instrutores credenciados pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI). As aulas são transmitidas ao vivo pelo Canal Educação, ampliando o alcance e a participação dos estudantes.

A Seduc informou que os primeiros grupos devem concluir a fase teórica nas próximas semanas, quando começarão as aulas práticas sob coordenação do Detran. Ao final do curso, os alunos habilitados também receberão capacetes gratuitos.

A meta do Governo do Estado é entregar 60 mil carteiras de habilitação até 2030, ampliando o acesso à formação no trânsito e à mobilidade segura para jovens piauienses.

O CNH Social é uma política pública que já foi adotada em outros oito estados brasileiros após a sanção da lei pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre eles estão Amazonas, Acre, Espírito Santo, Goiás, Rio Grande do Sul, Rondônia, Sergipe e Tocantins.

Veja Também

Dê sua opinião: