Quarta, 31 de dezembro de 2025, 11:46
Educação

Novo polo do Piauí Instituto de Tecnologia amplia vagas para cursos em Teresina

A Escola de Tecnologia foi inaugurada na semana passada pelo Governo do Estado e representa um avanço para a formação tecnológica no Piauí

A instalação de um novo polo do Piauí Instituto de Tecnologia (PIT) na Escola de Tecnologia da Seduc, inaugurada na semana passada pelo Governo do Estado, representa um avanço para a formação tecnológica no Piauí. O espaço passa a funcionar como base de expansão do PIT em Teresina e sustenta a meta do Governo Estadual de elevar de 117 para 1.200 vagas o número de estudantes atendidos pela instituição até o final de 2026.

A informação foi repassada pelo presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, que destacou a dimensão do crescimento planejado. “A gente está saindo de 117 alunos para 1.200 alunos, o que vai multiplicar por dez em menos de um ano de implantação da faculdade. A meta do governador é terminar o ano de 2026 com 1.200 alunos”, afirmou. Segundo ele, a ampliação ocorre a partir da consolidação da parceria entre a Investe Piauí, o PIT e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).


Foto: João AlbertO novo polo funcionará na Escola de Tecnologia, localizada na Avenida Campos Sales, no Centro de Teresina. Totalmente reformada, a unidade foi transformada em um ambiente voltado exclusivamente ao ensino de tecnologia, com estrutura moderna e vocação para o desenvolvimento de competências digitais.

Para Victor Hugo, o espaço fortalece uma agenda que ao longo de 2024 esteve fortemente conectada à educação empreendedora. “Hoje, a gente assume junto com a Seduc, uma escola direcionada exclusivamente para o ensino de tecnologia, o que nos permite avançar com um quantitativo impressionante de alunos, chegando a quase mil até o final de 2026”, destacou.

Foto: João AlbertA ampliação do número de vagas acompanha a diversificação e o alinhamento dos cursos às demandas do mercado. O diretor de Extensão do PIT, Rafael Jales, explicou que a instituição está estruturando uma nova etapa de formação, com foco em áreas estratégicas. “Estamos consolidando o programa Mais Formação, Mais Renda. Vamos ter bacharelado em inteligência artificial, tecnólogo em inteligência artificial e novos cursos tecnólogos voltados diretamente para o mercado de trabalho”, afirmou.

De acordo com Rafael Jales, o PIT já inicia o novo ciclo com expansão gradual das turmas. “Vamos abrir vagas, como no curso de banco de dados, com 60 alunos, somando-se às vagas que já existem. Hoje, estamos com 117 alunos, sendo 30 no bacharelado e o restante no tecnólogo”, explicou.

Foto: João AlbertPara o diretor, com o novo polo na Escola o PIT amplia sua capacidade física, acadêmica e institucional, consolidando-se como um dos principais instrumentos da política estadual de inovação, tecnologia e formação de talentos. “A iniciativa reforça a estratégia do Governo do Piauí de utilizar a educação tecnológica como vetor de desenvolvimento econômico, geração de oportunidades e inserção dos piauienses nas profissões do futuro”, finaliza.

Veja Também

Dê sua opinião: