Quinta, 13 de novembro de 2025, 00:24
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
00:24
Educação

Tema da Redação do Enem 2025 já havia sido trabalhado nas escolas da rede estadual

Assunto sobre o envelhecimento na sociedade brasileira já havia sido discutido em diferentes momentos pelos professores da Seduc nas aulas e revisões

O tema da Redação do Enem 2025 “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira” não surpreendeu os estudantes da rede estadual do Piauí. O assunto já havia sido amplamente debatido em atividades promovidas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), tanto nas aulas do Laboratório de Redação quanto nas revisões presenciais do programa Pré-Enem Seduc.

A temática foi abordada em pelo menos três momentos distintos ao longo do ano, evidenciando a sintonia entre o trabalho pedagógico da rede estadual e as discussões contemporâneas do país.


Foto: AscomA primeira abordagem ocorreu em junho, quando o Laboratório de Redação tratou do tema “A questão do etarismo na sociedade contemporânea”, dentro do eixo “Minorias Sociais”. Em outubro, o assunto voltou a ser explorado em escolas estaduais, como no CETI Djalma Nunes, em Floriano. A terceira oportunidade foi durante a revisão presencial do Pré-Enem Seduc, também em Floriano, que reuniu mais de mil estudantes para debater possíveis temas da redação, entre eles o envelhecimento da população brasileira.

Durante as aulas, os alunos refletiram sobre o conceito de etarismo, a presença do preconceito por idade no cotidiano e seus impactos na convivência social e no mercado de trabalho. A professora Ana Letícia, mentora do Laboratório de Redação, destacou que o tema foi um dos mais recorrentes ao longo do ano letivo.

Foto: Ascom“Trabalhamos esse assunto em diferentes momentos, trazendo repertórios, dados e exemplos reais. Quando vimos o tema na prova, sentimos que nossos alunos estavam prontos, seguros e com argumentos sólidos”, relatou a professora.

No CETI Djalma Nunes, em Floriano, a professora Aureniva Delbora Gomes Leal também abordou a temática no fim de outubro, reforçando valores como respeito, empatia e inclusão das pessoas idosas.

“Isso mostra que o trabalho é intencional e conectado à realidade dos alunos, favorecendo a leitura crítica e a escrita argumentativa, sem se limitar à técnica, mas promovendo também formação cidadã e reflexão sobre temas atuais”, destacou a professora Aureniva Leal.

Foto: AscomPara o secretário da Educação, Washington Bandeira, o alinhamento entre o conteúdo trabalhado em sala e o tema do Enem reforça a efetividade das ações integradas da Seduc.

“O Pré-Enem Seduc é um programa que une tecnologia, planejamento e sensibilidade social. Quando o tema do Enem reflete o que nossos alunos já debateram nas salas de aula e nas revisões, isso mostra que estamos preparando estudantes não só para o exame, mas para compreender o mundo com olhar crítico, humano e cidadão. Esse é o papel da Educação Integral que estamos construindo no Piauí”, destacou o secretário.

Foto: Ascom

Veja Também

Dê sua opinião: