A estudante-atleta Amanda Raquel Pereira, de 14 anos, coleciona conquistas no karatê. Aluna do Ceti Domício Magalhães, em Teresina, Amanda conquistou medalha de ouro, garantindo o bicampeonato brasileiro, e também medalha de bronze, no Campeonato Brasileiro Interclubes de Karatê 2025, realizado em João Pessoa, Paraíba.
A jovem competiu na categoria Kumitê, modalidade que representa a luta real sob regras de controle, e se destacou diante de atletas de todo o país. “Foi um sonho realizado. Eu treinava muito e lutei com meninas mais fortes, mas não desisti. Venci e agradeci a Deus pela conquista”, contou Amanda, emocionada.
Foto: Ascom SeducOrientada pelo Sensei Johnnys Pereira, Amanda concilia a rotina intensa de treinos com os estudos em sua Escola de Tempo Integral. “Eu foco muito nos meus estudos e tenho um horário certo para os treinos. Representar minha escola e o Piauí é uma grande responsabilidade, mas também uma alegria enorme”, destacou a atleta.
Segundo o secretário de Estado da Educação do Piauí, Washington Bandeira, as conquistas da jovem demonstram a importância do esporte educacional. “Conquistas como a de Amanda mostram o quanto o esporte é uma ferramenta poderosa de formação integral, que desenvolve disciplina, foco e protagonismo nos nossos estudantes. O fortalecimento do esporte educacional caminha junto com a universalização do Tempo Integral e a transformação da Educação Pública no Piauí”, afirmou.
Foto: Ascom SeducPara a viagem a João Pessoa, Amanda contou com auxílio de custo da Seduc, em reconhecimento ao seu desempenho nas competições nacionais. A equipe piauiense de karatê garantiu ainda 6 medalhas no Campeonato Brasileiro Interclubes e 8 no Brasileiro Estudantil, consolidando a presença do Piauí no cenário nacional da modalidade.
Em outubro, Amanda já havia conquistado medalha de ouro nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2025, em Uberlândia (MG), na categoria Kumitê Sub-14 (-42 kg). Com o bicampeonato nacional, a jovem mantém grandes sonhos: “Quero entrar na seleção e ser tricampeã brasileira”, projeta Amanda.
Dê sua opinião: