Estão abertas até o dia 12 de maio as inscrições para a edição 2025 das Paralimpíadas Escolares Piauienses. A competição, organizada pela Secretaria dos Esportes do Estado do Piauí (Secepi), reunirá jovens atletas com deficiência de 11 a 17 anos, regularmente matriculados em instituições de ensino.
As inscrições devem ser realizadas presencialmente na Diretoria de Desporto Escolar, localizada na sede da Secepi, na Avenida Pedro Freitas, s/nº, Bloco G, 2º andar, no Centro Administrativo da zona Sul de Teresina. Técnicos, dirigentes, supervisores e diretores escolares devem comparecer para efetuar a inscrição dos atletas, que serão oficialmente cadastrados no site do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) pela própria secretaria.
A etapa estadual está marcada para o dia 12 de julho, com disputas nas modalidades de bocha, natação, atletismo e, pela primeira vez, tênis de mesa. Os atletas que se destacarem nesta fase representarão o Piauí na etapa nacional, prevista para acontecer em novembro.
Foto: Ascom
Desde 2023, a Secepi passou a integrar oficialmente os esportes paralímpicos aos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), ampliando ações de inclusão, visibilidade e valorização de jovens atletas com deficiência. A iniciativa é fruto da gestão da secretária Josiene Campelo, que destaca o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento do esporte.
“Nossa gestão tem como princípio a inclusão e o incentivo ao talento em todas as suas formas. As Paralimpíadas Escolares têm revelado grandes histórias, como a do João Pedro, que começou nessa seletiva e hoje é campeão mundial. Estamos prontos para continuar investindo nos nossos atletas e nos emocionando com novas conquistas”, afirmou Josiene.
Foto: Ascom
João Pedro, natural de Monsenhor Gil, iniciou sua trajetória nas Paralimpíadas Escolares em 2023. Após se destacar na seletiva estadual e nacional, conquistou este ano três medalhas de ouro no Campeonato Mundial Escolar, realizado na Sérvia, nas provas de 100 metros, 400 metros e salto em distância.
Para o coordenador geral das Paralimpíadas Escolares no Piauí, Ranilson Gonçalves, o sucesso da iniciativa é resultado de um trabalho conjunto.
“Esse trabalho em rede vem ganhando reconhecimento em todo o país e agora também no cenário internacional. Queremos que mais jovens tenham essa oportunidade de se destacar”, afirmou.
O projeto conta com o apoio da Secretaria da Pessoa com Deficiência (Seid), das APAEs e da Secretaria da Educação (Seduc), consolidando o Piauí como referência nacional em inclusão no esporte escolar.
Dê sua opinião: