O atleta piauiense Samuel Cardoso brilhou no Campeonato Sul-Americano de Wrestling, realizado entre os dias 10 e 12 de outubro, no Rio de Janeiro. Representando o Brasil, o jovem conquistou a medalha de prata, em uma das competições mais prestigiadas do continente, que contou com mais de 600 atletas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Jamaica, El Salvador, México e Peru.
O evento, chancelado pela United World Wrestling (UWW) e organizado pela Confederação Brasileira de Wrestling, contou com disputas em três estilos: greco-romano, livre masculino e livre feminino.
Foto: Ascom Secepi Samuel chegou à capital fluminense no dia 3 de outubro e, já no dia 5, iniciou uma semana intensa de treinamentos ao lado da seleção brasileira. O esforço e a dedicação renderam frutos: no fim de semana, ele subiu ao pódio com a prata, resultado que reafirma seu talento e coloca o Piauí em destaque no cenário internacional do Wrestling.
“Foi uma experiência muito boa. No final de semana tivemos a competição de sexta a domingo, onde eu representei o Brasil e o Piauí. Fiquei em segundo lugar e estou muito feliz por isso”, afirmou Samuel.
O atleta é um dos beneficiários do programa Bolsa Atleta, iniciativa do Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria dos Esportes (Secepi). O programa oferece apoio financeiro para que esportistas tenham melhores condições de treinamento, acesso a equipamentos e acompanhamento técnico.
Foto: Ascom Secepi “O Bolsa Atleta me ajudou muito para comprar as passagens, hospedagem e alimentação. Esse apoio fez toda a diferença na minha preparação e participação no campeonato”, destacou o medalhista.
A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, celebrou o desempenho do jovem e reforçou o compromisso da pasta com o incentivo ao esporte. “Samuel é motivo de orgulho para todos os piauienses. Essa conquista demonstra o potencial dos nossos atletas quando recebem o apoio necessário. O Governo do Estado, por meio da Secepi, seguirá incentivando o esporte como ferramenta de transformação social e pessoal”, afirmou a gestora.
A trajetória esportiva de Samuel começou ainda na infância. Aos 4 anos, ele iniciou no judô, modalidade que praticou até o ano passado. A transição para o Wrestling aconteceu de forma natural, segundo conta sua mãe, Ana Nélia. “De lá para cá, ele vem treinando Wrestling e conseguindo vitórias bem significativas. É um esporte que ele conseguiu se identificar. Estamos muito felizes com o resultado”, declarou com orgulho.
Dê sua opinião: