A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (1º), a Operação Benni, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso especializado em fraudes bancárias contra a Caixa Econômica Federal. A ação ocorre em Teresina, onde estão sendo cumpridos cinco mandados judiciais, sendo um de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão. Além disso, a Justiça determinou o sequestro de bens e valores dos investigados.
As investigações, iniciadas em 2024, apontam que a organização criminosa possuía uma estrutura bem definida, com divisão de tarefas e centros operacionais voltados à produção de documentos falsos para obtenção de empréstimos fraudulentos. A Caixa Econômica Federal era o principal alvo das fraudes.
Foto: PF
Entre os investigados, uma suspeita comandava um escritório especializado na falsificação de documentos e chegou a cometer fraudes utilizando o nome da própria mãe, já falecida. O valor total do prejuízo causado ainda está sendo apurado, mas ultrapassa milhões de reais, segundo a PF. Os envolvidos poderão responder por crimes como estelionato, falsidade documental, associação criminosa e apropriação indevida de valores públicos, entre outros.
Dê sua opinião: