O deputado estadual Tiago Vasconcelos (MDB) afirmou que a crise hídrica, a defesa das pessoas com deficiência, o fortalecimento do esporte e a análise responsável de empréstimos marcaram a atuação da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) em 2025. As declarações foram dadas durante entrevista ao programa Boa Tarde Piauí, nesta terça-feira (13).
Durante a conversa, o parlamentar destacou que a estiagem e a transição da Agespisa para a Águas do Piauí fizeram com que a Assembleia concentrasse esforços na fiscalização e no diálogo com o Executivo para garantir o abastecimento de água à população e apoio aos agricultores familiares.
Foto: Band Piauí“Foi um ano de seca e a água é um bem essencial. Atuamos para garantir abastecimento, carro-pipa, seguro-safra e crédito subsidiado para os produtores”, afirmou.
Defesa de empréstimos e fiscalização dos recursos
Aliado do governador Rafael Fonteles (PT), Tiago Vasconcelos rebateu críticas da oposição sobre o comprometimento das finanças do Estado em razão dos empréstimos aprovados pela Alepi. Segundo ele, o Piauí mantém capacidade de endividamento e arrecadação crescente.
“O Estado não diminuiu a arrecadação. A capacidade de endividamento foi avaliada pelas instituições financeiras. O problema não é pegar emprestado, é aplicar bem o recurso”, destacou.
O deputado ressaltou que o papel do Legislativo é fiscalizar para que os investimentos sejam aplicados em obras estruturantes, capazes de atrair investidores e gerar desenvolvimento econômico a longo prazo.
Inclusão, mães atípicas e esporte como saúde
Um dos pontos centrais da entrevista foi a atuação do parlamentar na defesa das pessoas com deficiência, pessoas atípicas e com doenças raras. Tiago Vasconcelos lembrou a aprovação da lei que garante apoio psicológico e psiquiátrico a mães atípicas, sancionada pelo governador.
“Muitas mães acabam abrindo mão do trabalho e dos estudos para cuidar dos filhos. Esse apoio é essencial para a saúde emocional dessas mulheres”, explicou.
O deputado também reforçou o esporte como ferramenta de saúde e inclusão social, citando projetos apoiados pelo mandato, como iniciativas de judô em comunidades carentes.
“Hoje, praticar esporte não é luxo, é necessidade. É prevenção em saúde e inclusão social”, disse.
Diálogo entre Executivo e Legislativo
Sobre a relação entre o Palácio de Karnak e a Assembleia, Tiago Vasconcelos avaliou que o diálogo com o governador Rafael Fonteles tem sido satisfatório, ainda que mais institucional.
“Sempre que procuro o governador ou a equipe dele, sou atendido. O diálogo existe e o nosso papel é insistir para atender às demandas do povo”, afirmou.
Eleições 2026 e permanência no MDB
Ao tratar do cenário eleitoral, o deputado confirmou que é pré-candidato à reeleição e reafirmou a intenção de permanecer no MDB, partido pelo qual foi eleito.
“Fui muito bem tratado no MDB e acredito que o partido tem condições reais de eleger pelo menos 12 deputados estaduais”, declarou.
Sobre a escolha do vice na chapa do governador Rafael Fonteles, Tiago Vasconcelos avaliou que o nome do secretário de Educação, Washington Bandeira, é qualificado, mas ponderou que a decisão passará pelo debate interno dos partidos da base aliada.
“Ele é um nome preparado, com bons resultados na Educação, mas essa construção passa primeiro pelo PT e depois pelo diálogo com os aliados”, concluiu.
Dê sua opinião: