O secretário da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), Fábio Abreu, em entrevista à TV Band Piauí nesta terça-feira (8), destacou as ações que a pasta está realizando e o que planeja para o período de seca no estado.
Durante a manhã, o secretário esteve na Associação Piauiense de Municípios (APPM), onde prefeitos relataram dificuldades em enfrentar o período de seca, que já afeta mais de 100 municípios.
“Os relatos que acompanhamos, e que já estávamos monitorando pela secretaria, são de extrema necessidade, principalmente na região Sul do nosso estado, relacionada à questão da seca. Esse problema afeta mais de 100 municípios, e a importância da nossa participação está voltada principalmente para a questão da alimentação dos animais, pois, de certa forma, isso impacta diretamente a sobrevivência das pessoas que vivem naquela região”, declarou.
Sobre alternativas para combater os problemas, Fábio Abreu destacou o abastecimento de determinadas regiões por carros-pipa, o subsídio na compra de sacos de milho, que tem previsão de encarecimento, e a potabilidade da água através do projeto "Água Doce".
“O que temos como alternativa, e eu falo mais dessa questão da água para os animais e também para o consumo humano, é o projeto Água Doce, que aproveita as pequenas quantidades de água disponíveis em algumas comunidades, mas que são salobras ou salgadas. Fazemos o processo de dessalinização da água e, a partir daí, ela se torna água mineral potável para a comunidade que depende daquele abastecimento”, pontuou.
Dê sua opinião: