O deputado estadual Henrique Pires (MDB), concedeu entrevista ao Boa Tarde Piauí nesta quinta-feira (17). Na oportunidade, o parlamentar falou sobre o saldo das eleições, fez projeções para 2026 e explicou os motivos de solicitar uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) para discutir a atuação do institutos de pesquisa nas eleições municipais 2024.
Para o deputado, o governador Rafael Fonteles foi o grande vencedor das eleições. "Tá claro, como azeite na água, que o Rafael foi vencedor das eleições com o nosso grupo, do MDB, PT e PSD. É só fazer as contas. Nós perdemos em Teresina, perdemos. Mas nós não tínhamos Oeiras, agora é do grupo de Rafael. Nós não tínhamos José de Freitas, que agora é do governador. Nós não tínhamos Picos, que é do governador. Nós não tínhamos corrente. Então, se você soma PSD, MDB e PT, é disparado que Rafael foi o vencedor das eleições", disse.
Sobre os institutos de pesquisa, o deputado estadual afirmou que é preciso discutir sobre a atuação dos institutos nesta eleição, já que em determinados municípios, como Teresina e Canto do Buriti, os resultados foram discrepantes.
"No requerimento, cito a cidade de Canto Buriti porque fizemos pesquisas lá. O resultado das eleições saíram iguais aos dos institutos sérios, inventaram até uns institutos malucos lá. Mas não pode ficar assim. Comete crime aquele que está em estado famélico, que recebeu uma cesta básica ou botijão de gás porque teria vendido o voto e instituto que maquia as pesquisas, que levam tantas pessoas ao erro, tá tudo bacana? Pesquisa é uma coisa seríssima e tem que ter uma legislação que coíba isso", destacou o parlamentar.
Já projetando 2026, Henrique Pires cravou que os candidatos da base ao senado serão Marcelo Castro (MDB) e Júlio César (PSD) e que os dois sairão como vencedores, independente de quem enfrentem nas urnas.
"A conta é simples, se o MDB tem Marcelo Castro e Themístocles, o PT tem Wellington Dias e Rafael e o outro partido grande da base é o PSD, a candidatura que sobra ao Senado é a dele. Eu falo isso há muito tempo, o primeiro parlamentar fora do PSD a lançar Júlio César como candidato ao Senado fui eu. Esta composição é uma composição forte que será vencedora em 2026. Eu não sei quem é que vai ser derrotado, eu sei que os vencedores serão Rafael com o vice do MDB, que é Themístocles Filho e a chapa para o Senado com Marcelo Castro e Júlio César", concluiu.
Dê sua opinião: