Faleceu neste sábado (24), aos 97 anos, Josefina Ferreira Costa, primeira mulher a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Em homenagem à sua trajetória política e pioneirismo, o Legislativo decretou luto institucional de três dias.
Natural de São Raimundo Nonato, Josefina Costa marcou a história política do estado e do país ao ser eleita para a 7ª Legislatura (1971-1974), pelo partido Aliança Renovadora Nacional (Arena), com 6.335 votos. Durante seu mandato, atuou como 4ª secretária na Mesa Diretora da Alepi.
Foto: Reprodução
Defensora da presença feminina nos espaços de poder, ela permaneceu ativa na vida pública até os últimos anos. Mesmo com o voto facultativo em sua faixa etária, aos 89 anos, fez questão de comparecer ao cartório eleitoral para realizar sua biometria, demonstrando compromisso com a cidadania.
A Assembleia Legislativa do Piauí manifestou solidariedade aos familiares e amigos da ex-deputada e ressaltou sua relevante contribuição à política do estado.
Nota de pesar
A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), deputados, deputadas e seus servidores lamentam, com profundo pesar, o falecimento da ex-deputada estadual Joaefina Ferreira Costa, ocorrido neste sábado (24).
O Poder Legislativo do Piauí abraça seus familiares e amigos e decreta luto institucional de três dias.
Nascida em São Raimundo Nonato, Josefina Ferreira Costa foi a primeira mulher a assumir uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí. Também fez história na política nacional como a segunda deputada do Brasil.
Foi eleita para a 7ª Legislatura, com 6.335 votos, pela Aliança Renovadora Nacional, antiga Arena. Cumpriu mandato no período de 1971 a 1974, durante o qual integrou a Mesa Diretora da Assembleia, ocupando o cargo de 4ª secretária.
Josefina deixa um legado de luta como pioneira e exemplo de participação cidadã, pois mesmo após atingir a idade de voto não obrigatório, aos 89 anos compareceu ao cartório eleitoral pata realizar sua biometria.
Severo Eulálio, presidente Assembleia Legislativa do Piauí
Dê sua opinião: