O vereador Luiz André (PL) tomou posse, nesta quarta-feira (04), como novo secretário municipal de Articulação Institucional de Teresina. A solenidade foi realizada no Palácio da Cidade, sede do Executivo municipal. Ele assume a pasta no lugar do deputado federal Júlio Arcoverde (Progressistas), que retorna a Brasília após cerca de dois meses à frente da secretaria.
A Secretaria de Articulação Institucional tem como função fortalecer o diálogo entre a Prefeitura, a sociedade e as diferentes esferas de governo, além de viabilizar parcerias e captação de recursos para o município.
Foto: Band PiauíAo assumir o cargo, Luis André destacou que a prioridade da gestão será a busca por parcerias e investimentos para a capital.
Foto: Band Piauí“Alinhado com a Agenda 2030, em parceria com todas as outras pastas da Prefeitura, as relações institucionais são isso: buscar parcerias, buscar investimentos, buscar emendas parlamentares. Nós vamos pedir o apoio de toda a bancada federal do Piauí”.
O deputado federal Júlio Arcoverde fez um balanço do período em que esteve à frente da secretaria e ressaltou as parcerias firmadas durante sua passagem pelo Executivo municipal.
Foto: Band Piauí“Muito feliz de ter participado dessa equipe do doutor Silvio, de gestores muito importantes para a cidade, muito capacitados. Nesse breve espaço de tempo, conseguimos fazer várias parcerias, realizamos seminários sobre clima, capacitações de servidores municipais e acordos internacionais, como o firmado com o Google. Teresina está entre as cinco capitais do Brasil que assinaram esse acordo, que vai facilitar a segurança e o transporte público. Acredito que fizemos parcerias que vão beneficiar a cidade nos próximos dez anos”.
Com a ida de Luis André para o Executivo, a Câmara Municipal de Teresina passa por mudanças. A vaga deixada por ele será ocupada pelo suplente Leonardo Eulálio (PL), médico e presidente municipal do partido, que adiantou que a saúde será prioridade do mandato.
Foto: Band Piauí“Vamos focar na área da saúde. É a nossa expertise, é o que trabalhamos diariamente e o que consideramos a maior reclamação da população. Sabemos que os investimentos do governo federal não aumentaram e a necessidade da saúde é urgente”.
O prefeito Silvio Mendes comentou a mudança e ressaltou a experiência de Luis André na gestão pública.
Foto: Band Piauí“É uma mudança sem surpresa. O Luis André começou a vida jurídica dele com a gente. Foi vereador por quatro mandatos, participou da segunda campanha e mostrou experiência em gestão”.
Luis André tem trajetória política consolidada em Teresina, com quatro mandatos como vereador e passagem pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, onde permaneceu por um ano e 11 meses.
A mudança ocorre em meio a discussões sobre a situação da saúde na capital. O prefeito tem afirmado que, apesar de as contas do município estarem em dia, ainda há falta de medicamentos e insumos básicos nas unidades de saúde. Segundo ele, a interlocução com o Governo do Estado está fragilizada, mesmo após reuniões realizadas para tratar do tema.
Por outro lado, representantes do Governo do Estado informam que medidas já foram encaminhadas para viabilizar reforço orçamentário à saúde de Teresina.
Dê sua opinião: