Empossado na manhã desta quarta-feira (4), como secretário municipal de Relações Institucionais de Teresina (Semai), o vereador licenciado Luis André afirmou que a principal missão da pasta será fortalecer a articulação da Prefeitura com a bancada federal, organismos nacionais e internacionais, com foco na captação de recursos e parcerias para projetos estruturantes da capital.
Segundo o secretário, a nova pasta terá papel estratégico na interlocução entre a Prefeitura e diferentes esferas de governo, além de entidades que possam contribuir com o desenvolvimento da cidade. A proposta é alinhar as ações da secretaria às diretrizes da Agenda 2030 e às demandas prioritárias do município.
Foto: Band PiauíLuis André adiantou que, já a partir desta quinta-feira (5), a equipe inicia o planejamento das ações para 2026, com foco na identificação de oportunidades de captação de recursos e apoio institucional.
Ele reconheceu que a secretaria foi criada há pouco mais de dois meses e ainda enfrenta limitações estruturais e burocráticas, mas garantiu que isso não será obstáculo para o trabalho.
O secretário também citou a importância de integrar a atuação da pasta a projetos já consolidados do município, como o Lagoas do Norte, e avaliar possíveis parcerias, inclusive com organismos internacionais, a exemplo do Banco Mundial (BIRD).
Ao detalhar como pretende conduzir esse trabalho de articulação e busca por recursos, Luiz André explicou quais serão as primeiras ações práticas da secretaria e a estratégia para fortalecer o diálogo com parlamentares e instituições.
“A Secretaria de Relações Institucionais faz esse trabalho de articulação não só com a bancada federal, mas também com entidades nacionais e internacionais. A Agenda 2030 trata justamente de pensar Teresina para os próximos anos. A partir de amanhã, nós vamos iniciar o planejamento da secretaria para definir o que podemos buscar de parcerias, recursos e apoios. Já tenho uma viagem prevista para Brasília em março e vamos aproveitar para visitar parlamentares e buscar ações efetivas para a cidade.”
A expectativa, segundo o secretário, é que a pasta atue como ponte entre a Prefeitura e instituições capazes de viabilizar investimentos e fortalecer projetos considerados estratégicos para o desenvolvimento de Teresina.
Dê sua opinião: