O advogado e presidente estadual do Avante, Michel Saldanha, concedeu entrevista nesta quarta-feira (28), ao programa Boa Tarde Piauí, da TV Band Piauí, e comentou temas que vão desde o recente fechamento do Colégio Inove até os projetos do partido para o próximo pleito eleitoral.
Sobre a situação envolvendo o Colégio Inove, que deixou pais e alunos desamparados com o fechamento abrupto, Saldanha destacou a importância da proteção ao consumidor e ao direito fundamental à educação.
Foto: Band Piauí"Essa foi uma situação extremamente desagradável. O cidadão não pode simplesmente fechar a escola assim de maneira abrupta, porque isso corre um sério risco das crianças ficarem impedidas de dar início ao seu processo de educação no ano de 2026", alertou Michel Saldanha.
Ele ainda orientou os pais sobre os caminhos legais.
"O Ministério Público deve ser acionado, e os pais que eventualmente tiverem tido algum prejuízo, alguma despesa, precisam ser ressarcidos. A escola deveria ter viabilizado uma transição ou buscado outro local que pudesse recepcionar os alunos para que não haja prejuízo, principalmente do ponto de vista da educação", explicou Michel Saldanha.
Sobre ações judiciais, Saldanha comentou que cada caso deve ser avaliado individualmente.
"Existe a possibilidade de uma ação coletiva, mas aquele que tenha sua particularidade em relação à escolha específica da escola pode dar entrada para atender especificamente aos seus danos", destacou Michel Saldanha.
O presidente estadual do Avante também comentou os planos do partido no Piauí, incluindo a pré-candidatura de Antônio José Lira ao Senado.
"O Avante é um partido plural, com integrantes de diferentes ideologias. No Piauí, estamos trabalhando para crescer, elegemos o vereador James Guerra em Teresina e também vice-prefeitos em cidades do interior, como Miguel Alves. Nosso foco é fortalecer a chapa para deputado federal e estadual em 2026", afirmou Michel Saldanha.
Saldanha ainda comentou seu histórico na administração pública e a atuação do ex-prefeito Firmino Filho, respondendo a acusações.
"O ex-prefeito Firmino Filho buscou trabalhar da melhor forma possível para a cidade e para as pessoas mais carentes. Infelizmente, algumas situações ocorreram, e acredito que cada um deve responder pelos seus atos enquanto a verdade é apurada", disse Michel Saldanha.
Dê sua opinião: