O ouvidor-geral do Estado do Piauí, Raimundo Dutra, revelou, nesta quarta-feira (30), o relatório referente ao terceiro trimestre de 2024. Ao todo, foram recebidas 4760 manifestações, de modo que 60% delas são do tipo solicitação, ou seja, requerimentos para que a Administração Pública tome providências sobre determinada pauta.
Segundo ele, o órgão tem a importante missão de aproximar o povo do Governo Estadual, bem como nortear o trabalho do governador.
"A Ouvidoria é um instrumento de participação e controle social que tem a obrigação de elaborar um relatório técnico a cada três meses, que é encaminhado para o governador. O relatório fornece elementos para os gestores estaduais possam avaliar suas ações", disse.
O sistema é composto por vinte e sete ouvidorias setoriais, espalhadas por órgãos do governo piauiense. O prazo legal para conceder resposta a cada manifestação é de 30 dias e, se for o caso, pode ser prorrogado pelo mesmo período.
O ouvidor-geral destacou que o tempo médio de resposta no Piauí é de 3,3 dias, um dos menores do país.
"Em 2023, fechamos o ano com 100% das nossas manifestações respondidas dentro do prazo e isso aumenta o nível de confiabilidade da população. A Ouvidoria tem um setor de monitoramento e supervisão que trabalha para o prazo seja cumprido e respeitado", pontuou.
As Secretarias da Administração (SEAD), com 526 manifestações, e da Educação (SEDUC), com 474 demandas, foram as mais procuradas no trimestre.
"Essas secretarias são grandes e prestam muitos serviços à população. A solicitações geralmente são de pessoas que querem saber como ocorrem a instrução e tramitação de processos, assim como o acesso a serviços", frisou.
Dê sua opinião: