Quinta, 08 de janeiro de 2026, 13:08
Política

Fonteles assume pré-candidatura e indica Washington Bandeira

Governador fez o anúncio em rede social e reforçou alianças políticas para as eleições de 2026

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), confirmou publicamente, pela primeira vez, que será pré-candidato à reeleição e defendeu o nome de Washington Bandeira como pré-candidato a vice-governador. A declaração foi feita por meio de uma postagem nas redes sociais, na tarde desta terça-feira (6).

No conteúdo divulgado, Rafael Fonteles reafirma a intenção de manter Washington Bandeira na composição da chapa majoritária, em meio a divergências internas no PT, onde a indicação do vice ainda não é consenso. A manifestação é interpretada como um movimento para fortalecer o nome do aliado dentro da base governista.



Em declaração sobre o atual papel político que desempenha no governo, Washington Bandeira destacou lealdade ao governador e disposição para cumprir as missões que lhe forem atribuídas.

“Sou um soldado do governador Rafael Fonteles, do PT e da base aliada. A missão que me for confiada, eu vou abraçar com propósito, coragem e diálogo”, afirmou.

Rafael Fonteles também informou que, até julho prazo autorizado pela legislação eleitoral, pretende percorrer os 224 municípios piauienses para inaugurações de obras e ações administrativas. Segundo o governador, até o início oficial da campanha, a prioridade seguirá sendo a gestão pública.

Ao comentar sobre a articulação política e o diálogo com lideranças municipais, Washington Bandeira ressaltou a experiência acumulada durante sua passagem pela Secretaria de Educação.

“Esse diálogo já vem de antes. Como secretário da Educação, estive em mais de 150 municípios, entregando escolas e fortalecendo essa relação com prefeitos e prefeitas”, disse.

Na mesma postagem, o governador reafirmou apoio à reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à chapa ao Senado formada por Marcelo Castro e Júlio César. Rafael Fonteles também conclamou a população a derrotar, nas urnas, grupos que, segundo ele, atuam para sabotar o governo federal.

Ainda neste mês, o governador anunciou que irá tirar dez dias de férias e prometeu retornar com uma agenda intensa de visitas ao interior do estado.

Veja Também

Dê sua opinião: