O governador Rafael Fonteles e o prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, estiveram em Brasília nesta quinta-feira (19) reunidos com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Na ocasião foi discutido melhorias para o financiamento do SUS de Teresina. A audiência contou com a presença do ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social, e integrantes da bancada federal do Piauí.
Deve acontecer uma visita técnica de uma equipe do ministério a Teresina no mês de janeiro para apontar alternativas. "Há uma preocupação por parte do Governo do Estado e do prefeito eleito de Teresina quanto ao financiamento da saúde. As prioridades apresentadas pelo prefeito Sílvio também são prioridades do Estado, uma vez que Teresina presta relevantes serviços para o povo do Piauí" ressaltou Rafael Fonteles.
O prefeito eleito Silvio Mendes destacou que já diversos encaminhamentos para melhorar a assistência técnica da saúde na capital. “Tratamos sobre como melhorar a assistência à saúde dos teresinenses e direcionamos para diversos encaminhamentos. São eles: uma comissão técnica do Ministério da Saúde fará, em janeiro, um levantamento com a Secretaria de Saúde do Estado e Fundação Municipal de Saúde de Teresina para ampliação do HUT; já temos aprovado o apoio necessário para a construção de Casa de Parto na Santa Maria da Codipi; construção de um serviço de urgência na zona sul, que muito provavelmente será inaugurado na região do Grande Porto Alegre; criação de mais um CAPS; e aumentar o financiamento do SUS para Teresina. Voltamos felizes”, afirmou Silvio.
O coordenador da bancada do Piauí no Congresso Nacional, deputado Florentino Neto, ressaltou a importância da atuação conjunta dos representantes dos 3 níveis. "Tem sido uma insistência da bancada auxiliar os municípios e o estado no custeio da saúde e nos investimentos. Somos defensores do Sistema Único de Saúde e queremos mais investimentos" disse o deputado Florentino Neto.
Dê sua opinião: