Três secretários da Prefeitura de Teresina deixaram seus cargos nesta sexta-feira (1º) para reassumir cadeiras na Câmara Municipal. A decisão tem como principal motivação a participação no processo de indicação de emendas parlamentares individuais ao orçamento de 2026.
A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Governo, que já oficializou os pedidos de exoneração. Estão de volta ao Legislativo os vereadores Aluísio Sampaio, Ismael Silva (ambos do Progressistas) e Zé Neto (MDB). Eles ocupavam cargos no primeiro escalão da gestão municipal.
Com o retorno dos titulares, os suplentes Samantha Cavalca, Pedro Alcântara e Terezinha Medeiros deixam temporariamente a Câmara.
Foto:Reprodução
A movimentação acontece no mesmo dia em que é aberto o Sistema Eletrônico de Cadastro de Indicações de Emendas Parlamentares Individuais (SECIEPI), ferramenta oficial para registro das emendas. O prazo inicial vai até 15 de agosto, podendo ser prorrogado por mais 15 dias, conforme decreto publicado no Diário Oficial do Município.
Mesmo sem o envio da proposta da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026 ao Legislativo, a legislação vigente permite que os vereadores façam as indicações com base na programação orçamentária prevista.
Dê sua opinião: