O secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, afirmou nesta sexta-feira (26), que a missão que passará a exercer no governo estadual não tem caráter eleitoral. Segundo ele, o convite feito pelo governador Rafael Fonteles é de natureza técnica e voltado à organização de seminários que irão subsidiar a elaboração do plano de governo para as eleições de 2026.
Esta foi a primeira manifestação pública de Bandeira após o anúncio de sua saída da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), divulgado no início da semana pelo próprio governador. Na última quarta-feira (24), o gestor utilizou as redes sociais para se despedir da equipe da pasta e informar que assumirá uma nova função na gestão estadual.
Foto: ReproduçãoQuestionado sobre a possibilidade de integrar a chapa majoritária nas eleições do próximo ano, especialmente como vice-governador, Washington Bandeira negou qualquer definição nesse sentido. De acordo com ele, o foco do trabalho será o apoio técnico ao governador na sistematização das propostas que irão compor o programa de governo, ressaltando que discussões eleitorais devem ocorrer apenas no momento apropriado.
Com a aproximação da articulação política do grupo liderado por Rafael Fonteles, a movimentação de Bandeira também é vista como uma forma de fortalecimento de seu nome dentro da base do Partido dos Trabalhadores (PT). Sobre possíveis resistências internas, especialmente de integrantes da ala histórica da legenda, o ex-secretário minimizou o cenário e destacou que sua relação com o partido tem sido positiva. Ele lembrou que, desde o início da atual gestão, manteve diálogo constante com lideranças do PT e dos partidos aliados enquanto esteve à frente da Seduc.
Washington Bandeira deixa oficialmente o comando da Secretaria de Educação no dia 1º de janeiro. A pasta passará a ser comandada pelo atual superintendente executivo, Rodrigo Torres.
Nova Escola de Tecnologia da Seduc é inaugurada em Teresina
Também nesta sexta-feira (26), o Governo do Estado entregou as instalações da nova Escola de Tecnologia da Seduc-PI, localizada na Avenida Campos Sales, na região Centro-Norte de Teresina. O espaço recebeu investimento superior a R$ 5 milhões.
A unidade vai ofertar cursos de ensino médio técnico nas áreas de desenvolvimento de sistemas, programação de jogos e marketing digital, com foco em atividades práticas e estímulo à criação de projetos com potencial para se tornarem startups. O local também sediará o Piauí Instituto de Tecnologia (PIT), que ofertará cursos de bacharelado e tecnólogo em Inteligência Artificial.
Dê sua opinião: