Quinta, 03 de abril de 2025, 08:07
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
08:07
Saúde

Dia D em combate ao mosquito Aedes aegypt acontece nesta quinta (20)

As atividades da campanha continuarão nos hospitais municipais até o dia 8 de maio

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina está realizando a campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya. Nesta quinta-feira (20), acontece o Dia D de enfrentamento às doenças causadas por este vetor, na Maternidade CIAMCA, no bairro Dirceu. As atividades da campanha continuarão nos hospitais municipais até o dia 8 de maio.

O evento contará com diversas atividades, incluindo a participação de um agente de combate a endemias caracterizado como o mosquito Aedes aegypti, que oferecerá dicas valiosas para combater o vetor. Além disso, haverá capacitações, rodas de conversa, exibição de uma mesa demonstrativa com os estágios do ciclo de vida do mosquito e distribuição de panfletos. Equipes da Gerência de Zoonoses estarão presentes também.

Foto:FMS

De acordo com Maria Júlia, integrante do Núcleo de Educação em Saúde da FMS, essa mobilização será voltada para população e profissionais de saúde, incluindo as equipes dos Núcleos Hospitalares Epidemiológicos dos hospitais da FMS. “Queremos sensibilizar o maior número possível de pessoas para que adotem as medidas necessárias, como evitar água parada e descartar corretamente o lixo. A conscientização é uma ferramenta poderosa no combate a essas doenças”, destacou.

Pesquisas indicam que cerca de 80% dos focos do mosquito estão dentro das residências. “No período chuvoso, é essencial que todos colaborem em uma força-tarefa para prevenir o aumento de casos dessas doenças. Embora nossas equipes realizem visitas domiciliares, estamos intensificando o trabalho educativo e preventivo. Pedimos que a população reserve pelo menos 10 minutos por semana para inspecionar seus quintais”, reforçou o presidente da FMS, Charles Silveira.

Um levantamento da FMS revelou que, em 2024, foram confirmados 5.201 casos de dengue, 6 de zika e 364 de chikungunya. No mesmo ano, 3 óbitos foram registrados devido a complicações da dengue e 1 por chikungunya.

Cronograma das ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti:

• Wall Ferraz – 20/03 (quinta-feira) – manhã
• Dirceu – 24/03 (segunda-feira) – manhã
• Primavera – 31/03 (segunda-feira) – manhã
• Complexo Satélite – 03/04 (quinta-feira) – manhã
• Buenos Aires – 07/04 (segunda-feira) – manhã
• Monte Castelo – 10/04 (quinta-feira) – manhã
• UPA Renascença – 14/04 (segunda-feira) – manhã
• Complexo Promorar – 24/04 (quinta-feira) – manhã
• Hospital da Criança – 28/04 (segunda-feira) – manhã
• HMCB – 05/05 (segunda-feira) – manhã
• Hospital do Matadouro – 08/05 (quinta-feira) – manhã

Veja Também

Dê sua opinião: