O governo do Piauí declarou estado de emergência zoossanitária em todo o território piauiense como medida preventiva contra a Influenza Aviária H5N1 de Alta Patogenicidade (IAAP). A decisão foi oficializada no Diário Oficial e autoriza a mobilização de recursos e ações preventivas no estado por um período de seis meses.
Com o decreto, todos os órgãos estaduais, dentro de suas competências, deverão intensificar esforços para apoiar as iniciativas de prevenção e mitigação de eventuais impactos relacionados ao vírus IAAP. As ações, coordenadas pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), incluem monitoramento e outras medidas de controle, especialmente diante do risco de disseminação em aves silvestres marinhas e criações de subsistência e avicultura industrial. A ADAPI ainda editará normas complementares para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários.
A declaração estadual de emergência segue uma renovação do estado de emergência já vigente no âmbito federal. Desde maio de 2023, o Brasil tem monitorado focos do vírus em aves silvestres e de subsistência em alguns estados. Até o momento, o Piauí não registrou casos confirmados da gripe aviária.
Dê sua opinião: