O Hospital Getúlio Vargas (HGV) concluiu, em um intervalo de 24 horas, duas captações de múltiplos órgãos e cinco transplantes, sendo quatro de rins e um de córnea. A ação marcou uma das operações mais intensas do ano e reforça o avanço do serviço de transplantes da unidade, que já soma 65 transplantes renais e 47 de córnea somente em 2025.
As doações permitiram que cinco pacientes fossem beneficiados, em uma força-tarefa considerada inédita por reunir equipes atuando de forma contínua por quase 12 horas.
“Todos os procedimentos ocorreram dentro da normalidade e os pacientes passam bem”, explicou o coordenador de enfermagem do Centro Cirúrgico, Ronaldo José.
Foto: AscomA diretora-geral do HGV, Nirvania Carvalho, ressaltou que o aumento no número de procedimentos está diretamente relacionado à reestruturação pela qual a Unidade de Transplantes passou no último ano. Segundo ela, a reformulação interna foi essencial para otimizar processos e acelerar atendimentos.
“Com a reformulação de fluxos, protocolos e rotinas, além de um melhor gerenciamento da linha de cuidado no Estado, garantimos um acompanhamento diferenciado aos pacientes e maior agilidade no centro cirúrgico. Isso contribuiu para o aumento dos transplantes entre 2024 e 2025”, acrescenta Nirvania.
Dê sua opinião: