Quarta, 20 de agosto de 2025, 12:08
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
12:08
Saúde

Hospital do Parque Piauí registra avanços nos atendimentos e estrutura

Relatório da FMS destaca reativação de programa antitabagismo, aumento de especialistas e funcionamento 24h de serviços essenciais

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) divulgou um balanço com as melhorias implantadas no Hospital do Parque Piauí durante os primeiros seis meses de 2025. Entre os avanços estão a ampliação do número de atendimentos, reestruturação de setores administrativos e retorno de programas voltados à saúde da população.

Entre as ações realizadas no período está a reativação do Programa do Tabagismo, que havia sido paralisado. O projeto "Vivendo a Vida Sem Fumo" volta a atender pessoas a partir de 18 anos que desejam abandonar o uso do cigarro tradicional, cigarros eletrônicos e vapes.


Foto: Ascom FMS“Nós tivemos a reativação do programa do tabagismo, o programa Vivendo a Vida Sem Fumo que estava parado e nessa gestão foi reativada e contempla pessoas adultas a partir de 18 anos, tanto do sexo feminino quanto masculino. Contempla pessoas que são dependentes do cigarro convencional e dos vapes e também dos cigarros eletrônicos, que desejam parar de fumar. É só se inscrever aqui no Setor de Serviço Social do Hospital do Parque Piauí, que nós temos o programa Vivendo a Vida Sem Fumo. É um programa que tem uma equipe multidisciplinar. Se necessário, também o médico pode prescrever os adesivos de nicotina. Está tendo bastante aceitação”, fala Nicole Alves, diretora do Hospital do Parque Piauí.

Outra mudança importante foi a ampliação do horário de funcionamento dos serviços de raio-X, classificação de risco e serviço social, que agora atendem 24 horas por dia, acompanhando o funcionamento ininterrupto do hospital.

“A diretora falou ainda que, no início do ano, os serviços de raio X, classificação de risco e serviço social, só funcionavam até às 11 horas da manhã. E nós aumentamos esse horário para 24 horas, tendo em vista que é um hospital de emergência, porta aberta, 24 horas. E muitos pacientes foram contemplados com o aumento desses serviços. O serviço que é aquele primeiro atendimento ao paciente da equipe de enfermagem. E o serviço social também. Ele funciona 24 horas no hospital", detalha Nicole.

Além disso, o ambulatório da unidade registrou um salto no número de atendimentos de especialistas infantis, passando de 588 para 1.857 consultas. O crescimento foi possível após a reorganização da carga horária dos profissionais.

“No ambulatório, nós tivemos um aumento do número de atendimentos. Por quê? Porque a gente reorganizou a questão dos horários dos especialistas. Eles tinham, por acordo interno, uma redução de carga horária e a gente conversou com a Fundação Municipal de Saúde e chamamos cada um para conversar e readequar esse horário”, explica a diretora.

Outros avanços incluem o reforço nas equipes de pediatria, enfermagem e fisioterapia, além da implantação de novos processos de trabalho nos setores assistenciais e da reestruturação administrativa nos setores de produção, financeiro e recursos humanos.

O Hospital do Parque Piauí funciona 24 horas por dia com serviços de urgência, emergência e internação. A unidade conta com 46 leitos pediátricos e ambulatório especializado com consultas agendadas nas áreas de endocrinologia, psiquiatria, psicologia, neurologia, cardiologia e nutrição. Também estão disponíveis exames laboratoriais, ultrassonografia, eletrocardiograma e raio-X para os pacientes internados.

Veja Também

Dê sua opinião: