A Secretaria da Saúde do Piauí (Sesapi) realizou, nesta terça-feira (2), uma capacitação online com profissionais da Atenção Primária, coordenadores municipais de imunização, vacinadores e demais trabalhadores da rede pública. O encontro teve como foco orientar as equipes sobre o manuseio, a aplicação e o registro da nova vacina contra a dengue, produzida com vírus atenuado e aprovada recentemente para uso no país.
Durante a reunião, foram repassadas instruções práticas e atualizações relacionadas à aprovação do imunizante pelo Instituto Butantan. No fim de novembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu parecer favorável à segurança e à eficácia da vacina, que é desenvolvida integralmente no Brasil, oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus e será aplicada em apenas uma dose característica que a diferencia de outras vacinas disponíveis no mundo.
Foto: AscomDe acordo com a coordenadora Estadual de Imunização, Bárbara Pinheiro, a capacitação reforçou pontos fundamentais para garantir a efetividade do produto. “Foram repassadas informações primordiais para a conservação e aplicação da vacina. O aplicador deve armazenar em condições específicas de refrigeração, entre 2°C e 8°C, conforme as normas do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Todas as doses aplicadas devem ser registradas nos sistemas de informação do Ministério da Saúde. A recomendação é que a vacina seja aplicada em adolescentes de 10 a 14 anos”, destacou.
O estado já registra 6.899 casos de dengue em 2025, sendo 46 evoluídos para a forma grave e 11 óbitos confirmados, segundo dados da Sesapi.
Dê sua opinião: