O Governo do Piauí anunciou um novo projeto de videomonitoramento para reforçar a segurança em Teresina e Parnaíba. Com investimento de R$ 31 milhões, viabilizado por emenda do senador Marcelo Castro, o projeto prevê a instalação de mais de 600 câmeras de alta tecnologia, incluindo recursos de reconhecimento facial, leitura de placas, visão noturna e detecção de comportamentos suspeitos.
As câmeras estarão conectadas a Centros de Comando e Controle (CCOs) nas duas cidades, permitindo o monitoramento em tempo real e aumentando a capacidade de resposta a incidentes. O sistema também inclui gravação por 90 dias, integração com bancos de dados policiais e geração de alertas, tudo para otimizar as ações de segurança.
O projeto está em fase de licitação, com previsão de assinatura de contrato até o final de novembro e início da instalação em dezembro. "Esse investimento em tecnologia reflete o compromisso do Estado com a modernização da segurança pública", conforme destacou o secretário de Segurança, Chico Lucas. “Estamos trazendo o que há de mais moderno em videomonitoramento para o Piauí, criando um sistema inteligente que apoie as polícias na identificação rápida e precisa de suspeitos e situações de risco”, completa o gestor.
Dê sua opinião: