O vice-governador do Piauí Themístocles Filho, o senador Marcelo Castro, deputados federais e estaduais do MDB pelo Piauí estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (21) para avaliar as eleições municipais, planejar o posicionamento para as eleições de 2026, além de discutir sobre a participação do partido na gestão Rafael Fonteles.
Para Marcelo Castro, o partido foi o grande vitorioso dessas eleições e por isso, está forte para ajudar na reeleição de Rafael Fonteles ao governo do Estado.
"Nós reunimos todos os deputados estaduais do partido, todos os deputados federais, para a gente fazer uma avaliação deste pleito que se findou. E a avaliação que nós fizemos, é muito favorável ao MDB. Nós somos o partido que teve o maior número de votos de prefeitos eleitos no Estado, e a nossa conclusão é que nós somos o partido maior vitorioso nesta eleição de 2024. Estamos muito bem posicionados e o partido está forte para ajudar na reeleição do nosso governador Rafael Fonteles em 2026", destacou o senador.
"Isso é o óbvio. O MDB tem duas vagas na chapa majoritária, de senador e de vice-governador. Então, se o governador perguntar o que é que o MDB quer, qual é o pedido do MDB, é manter o que nós temos. Não estamos querendo nada demais, quer dizer, nada além do que nós já temos. E o vitorioso, como foi o MDB nessas eleições, é mais do que justo manter os seus espaços no governo", disse Marcelo Castro, ressaltando que o MDB também está satisfeito com os espaços que tem na administração do governo do governador Rafael Fonteles.
O vice-governador Themístocles Filho destacou que o momento é de espera, para que as manobras e posicionamentos possam ser avaliados e a partir disso, o partido tome decisões.
"Olha, eleição, se você colocar matematicamente, o MDB se saiu muito bem. Mas em eleição tem outros adjetivos. Então, por isso que a gente deve aguardar o próximo ano, analisar qual é o comportamento de cada segmento da população... Deixa janeiro chegar, até lá nós vamos analisar com muita cautela para não cometer nenhuma injustiça", enfatizou o vice-governador.
Dê sua opinião: