A cidade de Luís Correia, que concentra a maior parte das praias do Piauí, vive um novo momento no abastecimento de água. Com quase 32 mil habitantes e um aumento significativo da população durante a alta temporada turística, o município recebeu uma série de investimentos no sistema de distribuição, atualmente sob gestão da concessionária Águas do Piauí há cerca de oito meses.
Para atender à demanda crescente, foram realizadas melhorias estruturais que garantem mais estabilidade no fornecimento, tanto na zona urbana quanto em comunidades rurais. Segundo a empresa, as intervenções aumentaram a segurança da rede e reduziram os riscos de desabastecimento.
Foto: Band PiauíDe acordo com o coordenador da Águas do Piauí, Joás Cezar, todos os dispositivos de proteção do sistema foram ativados e passaram por manutenção, além da modernização de equipamentos essenciais para o funcionamento da rede.
Foto: Band Piauí“Em Luís Correia foi feita a ativação de todos os TAUs, que são sistemas de proteção da rede. Eles passaram por manutenção para garantir essa segurança. Assim, quando ocorre algum desabastecimento, a rede não fica totalmente sem água e o retorno da carga acontece de forma mais rápida. Também houve investimento no escorreio, com a troca do transformador, a substituição de uma bomba de 75 cavalos por uma de 150 cavalos e mudanças na distribuição, o que hoje permite deixar o sistema de Luís Correia independente”, explicou Joás Cezar, coordenador da Águas do Piauí.
Os reflexos dessas ações já são percebidos desde a Praia de Atalaia até comunidades da zona rural. Na região da Praia do Peito de Moça, a instalação de um bypass sistema que conecta diretamente a rede da comunidade à adutora reduziu perdas e aumentou a eficiência do abastecimento. Já na Praia do Coqueiro, um dos pontos mais visitados por turistas, a implantação de um painel de telemetria permite o monitoramento em tempo real do nível dos reservatórios.
Na Estação Elevatória de Água Tratada de Luís Correia, a substituição de bombas e quadros de comando garantiu maior capacidade de bombeamento. No local, são recebidos cerca de 400 metros cúbicos de água por hora, que abastecem comunidades desde Luiz Correia até Cajueiro da Praia.
Na zona rural, os avanços também trouxeram alívio para quem depende diretamente da água para trabalhar. No povoado Carapebas, o proprietário de um lava-jato comemora a regularização do fornecimento.
Foto: Band Piauí“Eu não tenho outra fonte de renda, eu vivo daqui, trabalho nesse lava-jato. A gente depende muito da água. Graças a Deus, agora normalizou e acredito que continue assim por muito tempo, porque do jeito que está, está perfeito”, afirmou Rafael dos Santos, dono de lava-jato.
A dona de casa e agricultora Marly dos Santos também relata a mudança na rotina da família após as melhorias no sistema.
Foto: Band Piauí“Antes, a gente passou dois meses sem água. Não estava chegando para o nosso lado. Depois que a equipe da Águas do Piauí veio, arrumou tudo. Agora tem água na minha cisterna, que estava seca. Quando precisa, eles mandam carro-pipa. Todos os dias agora a água está chegando. Dá para banhar as crianças, lavar roupa e fazer as tarefas do dia a dia. Antes eu chegava cansada da roça e ainda preocupada. Hoje está maravilhoso”, contou Marly dos Santos, dona de casa.
A concessionária reforça que o objetivo é ampliar cada vez mais a eficiência do abastecimento, garantindo segurança hídrica tanto para moradores quanto para turistas. Em Luís Correia, a água que chega com regularidade às torneiras representa mais qualidade de vida, desenvolvimento e dignidade para quem vive e visita o litoral piauiense.
Dê sua opinião: