Teresina foi escolhida para integrar o grupo das dez cidades brasileiras que irão liderar a adoção da Inteligência Artificial (IA) na gestão pública a partir de 2026. A capital piauiense passa a fazer parte da Coalizão de Cidades com Inteligência Artificial (CIIAR), iniciativa que incentiva o uso estratégico e ético da tecnologia na administração municipal.
Após um processo seletivo considerado altamente competitivo, Teresina foi anunciada como uma das cidades selecionadas pela Rede de Inovação Local (RIL), em parceria com o BID Lab. A iniciativa tem como objetivo apoiar municípios na implementação de soluções tecnológicas voltadas à melhoria dos serviços públicos, eficiência administrativa e inclusão digital.
Foto: Jailson Soares/SemcomA seleção destaca o trabalho de articulação institucional desenvolvido pela Secretaria Municipal de Articulação Institucional (SEMAI), em conjunto com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Informação (SECTI), sob a coordenação da Agenda Teresina 2030. O projeto reforça o compromisso da Prefeitura com políticas públicas baseadas em dados, inovação e desenvolvimento sustentável.
“Teresina se destaca porque aposta em planejamento. Estar entre as cidades escolhidas para a Coalizão é uma conquista que reforça nossa visão de futuro. A SEMAI seguirá trabalhando para fortalecer parcerias e garantir que a Inteligência Artificial seja uma aliada na construção de uma cidade mais eficiente”, destaca o secretário municipal de Articulação Institucional, Júlio Arcoverde.
Com a participação na CIIAR, Teresina terá acesso a suporte técnico especializado, capacitações e metodologias internacionais voltadas à aplicação da Inteligência Artificial na gestão pública. Além da capital piauiense, também foram selecionadas as cidades de Belém, Florianópolis, Fortaleza, Guarujá, João Pessoa, Maringá, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro.
Dê sua opinião: