Sexta, 22 de agosto de 2025, 17:52
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
17:52
Cidades

Nota Piauiense disponível na plataforma Gov.pi Cidadão para cidadãos do Piauí

Serviço digital amplia a facilidade de acesso ao programa que devolve parte do ICMS aos consumidores piauienses

O programa Nota Piauiense, da Secretaria de Estado da Fazenda do Piauí (Sefaz), agora pode ser acessado também pela plataforma Gov.pi Cidadão, reunindo em um só ambiente digital os principais serviços relacionados ao benefício. A iniciativa busca facilitar a vida do cidadão, garantindo mais praticidade e eficiência no acesso ao sistema que devolve parte do ICMS pago nas compras para quem informa o CPF na nota fiscal no ato da compra.

Dentro da plataforma, já estão disponíveis os serviços: Cadastrar CPF no Nota Piauiense, Consultar Saldo da Nota Piauiense, Consultar Extrato da Nota Piauiense e Recuperar Senha do Nota Piauiense.


Foto: Ascom EtipiSegundo Nayara Duarte, product owner da Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (Etipi), a novidade representa um avanço importante na digitalização dos serviços públicos. “Com a chegada do Nota Piauiense ao Gov.pi Cidadão, conseguimos ampliar a disponibilidade dos dados e oferecer ao usuário uma experiência mais ágil e segura, centralizando os serviços em um só lugar”, destacou.

Para acessar, basta entrar no site pidigital.pi.gov.br ou utilizar o aplicativo Gov.pi Cidadão, realizando login com os dados do Gov.br. Em seguida, o cidadão deve buscar na barra de pesquisa pelo termo “Nota Piauiense” para visualizar os serviços disponíveis.

Conheça o programa Nota Piauiense

O programa do Governo do Estado do Piauí tem como objetivo estimular a cidadania fiscal e combater a sonegação, incentivando os consumidores a exigirem a emissão da nota fiscal. Em contrapartida, parte do ICMS pago retorna como créditos para os participantes cadastrados.

A Sefaz orienta que os consumidores consultem regularmente o sistema para verificar a existência de débitos vinculados ao CPF, já que pendências precisam ser resolvidas para que os créditos sejam liberados. Os valores acumulados têm validade de dois anos a partir da data de disponibilização e, após esse prazo, expiram.

Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os cidadãos podem entrar em contato pelo e-mail notapiauiense@sefaz.pi.gov.br, informando nome completo, CPF e detalhando o assunto da solicitação.

Veja Também

Dê sua opinião: