Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
09:59
Jornalismo

Pesquisadores da UFPI descobrem nova espécie de aracnídeo ameaçada de extinção

Nova espécie do gênero Rowlandius foi encontrada em Floriano e destaca urgência na conservação da biodiversidade.

Pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) revelaram a descoberta de uma nova espécie de aracnídeo, pertencente ao gênero Rowlandius, que está potencialmente ameaçada de extinção. O estudo, intitulado “A potentially endangered new species of the genus Rowlandius (Arachnida: Schizomida: Hubbardiidae) from Northeastern Brazil”, foi realizado pela bióloga Iara Siqueira Santos Silva, sob a orientação do Prof. Leonardo Sousa Carvalho (UFPI/CAFS) e colaboração do Prof. Adalberto J. Santos (UFMG). Publicado no periódico internacional Zootaxa, o trabalho destaca a importância e a urgência de medidas de conservação para proteger essa nova espécie.

📲 Clique aqui e fique por dentro de tudo: Canal do Portal Band Piauí, no WhatsApp! 😉

Pesquisadores da UFPI descobrem nova espécie de aracnídeo ameaçada de extinção. FOTO: Pedro H Martins.

Segundo o Prof. Leonardo Carvalho, a identificação dessa nova espécie é um marco científico, pois é a primeira vez que um esquizômido é encontrado no estado do Piauí. Os indivíduos da espécie, nomeada Rowlandius ufpi em homenagem à Universidade Federal do Piauí, foram coletados na Fazenda do Colégio Técnico de Floriano, localizada na cidade de Floriano.

"A descoberta dessa nova espécie é de extrema importância para a ciência, pois se trata da primeira espécie de esquizômidos encontrada no estado do Piauí", afirmou o Prof. Leonardo.

Ele destacou que a descoberta não só amplia o conhecimento sobre a biodiversidade local, mas também alerta para a necessidade urgente de medidas de conservação.

Pesquisadores da UFPI descobrem nova espécie de aracnídeo ameaçada de extinção. FOTO: Leonardo S Carvalho.

Vulnerabilidade e Ameaças

A nova espécie possui características únicas que a tornam especialmente vulnerável a ameaças como a perda de habitat e a degradação ambiental.

"Essa nova espécie de aracnídeo é única e possui características que a tornam vulnerável a diversas ameaças, como a perda de habitat e a degradação ambiental. É urgente que medidas de conservação sejam tomadas para garantir a sobrevivência dessa espécie", alertou o Prof. Leonardo.

Iara Silva, a bióloga responsável pelo estudo, reforçou a importância de ações imediatas para proteger a nova espécie.

"A descoberta da nova espécie de aracnídeo é um marco importante para a ciência, mas também é um lembrete urgente da importância de preservarmos a biodiversidade e de tomarmos medidas concretas para evitar a extinção de espécies", comentou.

Embrião do Rowlandius ufpi. FOTO: Leonardo S Carvalho. Colagem Portal Band Piauí.

Medidas de Conservação

Apesar da importância da descoberta, ainda não há ações concretas sendo implementadas para a preservação do Rowlandius ufpi. O Prof. Leonardo Carvalho incentivou a realização de estudos futuros que possam fornecer informações detalhadas sobre a espécie, auxiliando na sua conservação.

"No momento, não estamos fazendo novos estudos com esta espécie. Apesar disso, é importante que, no futuro, novas pesquisas sejam realizadas para entender a dinâmica populacional desta espécie e produzir informações detalhadas sobre sua história natural. Por exemplo, informações sobre o período reprodutivo, o tamanho de sua prole e se as populações desta espécie conseguem se reestabelecer em seu local de origem, caso a vegetação seja recuperada, poderiam auxiliar na preservação da espécie", concluiu.

Importância da Conservação da Biodiversidade

A pesquisa publicada na Zootaxa é um passo importante para chamar a atenção da comunidade científica e das autoridades para a necessidade de ações imediatas e efetivas de conservação.

Proteger a biodiversidade não é apenas uma questão de preservar espécies individuais, mas também de manter os ecossistemas em equilíbrio e garantir a sustentabilidade ambiental a longo prazo.