O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) se destaca como o principal responsável pelas doações de múltiplos órgãos no Piauí. Em 2025, o hospital registrou um aumento de quase 24% nas doações em comparação ao ano passado, consolidando sua posição de liderança na captação de órgãos que salvam vidas. Atualmente, 77,1% das doações de múltiplos órgãos do estado têm origem no HUT, maior hospital de urgência e emergência do Piauí.
O HUT conta com uma Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), que atua na captação de órgãos. Somente entre janeiro e agosto deste ano, foram realizadas 27 captações efetivas, contra 21 no mesmo período de 2024. Entre os órgãos doados em 2025 estão 56 córneas, 20 fígados e 50 rins números que demonstram o impacto crescente da atuação do hospital.
Foto: Ascom HUTSetembro Verde é o mês dedicado à conscientização sobre a doação de órgãos, incentivando o diálogo familiar sobre o tema. A médica Milena Cantuária reforça: “a autorização da doação é feita pela família, por isso é fundamental conversar com os eles sobre esse gesto de solidariedade”. Ela complementa: “hoje alguém pode autorizar a doação, mas amanhã pode estar precisando de um órgão para continuar vivendo ou salvar a vida de um ente querido”.
A coordenadora da CIHDOTT explica que a equipe multiprofissional intensificou o acolhimento aos familiares, mesmo em momentos de dor, mostrando que a doação pode representar a continuidade da vida para outras pessoas. Com esse trabalho, o índice de aceitação de doação no hospital subiu para 46,54%, ou seja, quase metade das famílias abordadas consentiram com a doação.
Lurdes Veras, coordenadora da Central Estadual de Transplante do Piauí, destaca: “O HUT é um dos maiores salvadores de vidas através da doação de órgãos. O trabalho da equipe da CIHDOTT do HUT é de excelência e de suma importância na doação de órgãos para todo o estado contribuindo com 77,1 % das doações de múltiplos órgãos”.
“A doação de órgãos não é somente um ato de generosidade, mas também pode ser um ato de esperança para outros”, afirma Aranucha Brito, diretora geral do HUT. Ela acrescenta: “Trabalhamos cada vez mais para sensibilizar os familiares de pacientes para a importância da doação já que somos o maior captador do Piauí. O que queremos é devolver a esperança e ajudar a salvar a vida de milhares de pessoas que estão na fila de transplante e o trabalho do HUT na captação de órgão tem demonstrado a sua liderança e impacto nos índices estadual de doação de órgãos para todo o país”.
Como funciona a doação no HUT
1. Doações apenas após a morte:
A captação de órgãos ocorre exclusivamente após a confirmação de morte encefálica ou parada cardíaca.
Morte encefálica: permite a doação de órgãos como coração, pulmão, fígado, rins e pâncreas, além de tecidos como córneas, pele e ossos.
Parada cardíaca: permite a doação apenas de tecidos.
2. Critérios para doação:
Confirmação oficial da morte encefálica ou parada cardíaca;
Consentimento da família;
Órgãos e tecidos viáveis para transplante.
3. Crianças doam apenas para crianças.
Dê sua opinião: