As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Teresina registraram 661.191 atendimentos entre janeiro e julho de 2025, conforme dados divulgados nesta quarta-feira (3), pela Fundação Municipal de Saúde (FMS). O número supera os 603.535 atendimentos realizados no mesmo período do ano anterior, demonstrando avanço na assistência à população.
O aumento foi gradual ao longo dos meses, com destaque para julho, que registrou o maior volume de atendimentos: 104.760. Nos meses anteriores, os números foram: janeiro (82.345), fevereiro (88.210), março (91.678), abril (94.320), maio (96.543) e junho (103.335).
A diretora da Atenção Básica da FMS, Fátima Sousa, atribui os resultados às estratégias adotadas: “Ampliamos também os registros no SAME e fortalecemos a busca ativa dos pacientes faltosos com apoio dos agentes comunitários de saúde”. Entre as ações implementadas estão a capacitação dos profissionais, a regularização do abastecimento de insumos, a recuperação de equipamentos e a intensificação do acolhimento.
Foto: Ascom FMSNo início do ano, um diagnóstico apontou problemas estruturais e organizacionais nas unidades, incluindo salas interditadas, equipamentos danificados, falta de limpeza e ausência de serviços básicos como capina e dedetização. “Em resposta, a gestão elaborou um plano de ação que está sendo desenvolvido com foco nas demandas mais urgentes”, disse a gestora.
Entre as medidas já executadas estão a reabertura de 11 salas de vacina e 28 consultórios odontológicos, além da reativação de 10 farmácias. UBS como Saci, São Pedro, Nova Teresina, Santa Clara e Flamboyant passaram por reparos estruturais. Também foram implementadas rotinas de limpeza terminal, capina regular, dedetização periódica, redistribuição de profissionais e manutenção de equipamentos como bebedouros e ares-condicionados. A instalação de painéis eletrônicos para organizar o fluxo de atendimento também está em andamento.
As UBS são a porta de entrada do SUS, oferecendo consultas médicas e de enfermagem, atendimento odontológico, exames básicos, dispensação de medicamentos e encaminhamentos para consultas especializadas. O objetivo é garantir um cuidado contínuo, resolutivo e próximo da comunidade.
Dê sua opinião: