Teresina deu início, nesta quinta-feira (11), à vacinação contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) para gestantes a partir de 28 semanas. A imunização considerada essencial para prevenir bronquiolite e pneumonia em recém-nascidos está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas maternidades, no Lineu Araújo, no Hospital da Polícia Militar e no Teresina Shopping.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu 2.660 doses encaminhadas pelo Ministério da Saúde. A aplicação é feita em dose única e tem como objetivo transferir anticorpos da mãe para o bebê, garantindo proteção logo nos primeiros meses de vida, fase de maior vulnerabilidade às formas graves do VSR.
Foto: Ascom FMSPara se vacinar, a gestante deve apresentar documento de identificação, cartão de pré-natal e cartão de vacinação.
“A chegada da vacina contra o VSR representa um avanço fundamental para a proteção dos bebês de Teresina. As formas graves da doença são mais frequentes nos primeiros meses de vida, e a imunização das gestantes é a forma mais eficaz de garantir essa proteção. Estamos preparando todas as unidades para iniciar a aplicação e orientar as famílias”, fala Emanuelle Dias, coordenadora de vacinação da FMS.
Situação do VSR em Teresina
Em 2025, o VSR foi o vírus respiratório mais detectado em Teresina, atrás apenas do coronavírus, superando inclusive o Influenza. Das 2.293 amostras analisadas pelo Lacen-PI, 213 tiveram resultado positivo para VSR. Os testes são realizados em pacientes internados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e em unidades sentinelas de síndromes gripais.
Crianças menores de 2 anos concentram a maior parte das internações relacionadas ao vírus, especialmente os bebês nos primeiros meses de vida. No Nordeste, o período de maior circulação do VSR ocorre entre março e julho.
No Brasil, até 22 de novembro de 2025, foram registrados 43,2 mil casos de SRAG associados ao VSR. O vírus é responsável por aproximadamente 75% dos casos de bronquiolite e 40% das pneumonias em crianças com menos de dois anos.
Dê sua opinião: