Quinta, 01 de maio de 2025, 10:58
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
10:58
Notas de Sabor

​Café: conforto quente e uma receita imperdível para evitar desperdícios

. O pequeno prazer agora exige mais do que apenas um desejo: é preciso um investimento, uma celebração de cada gole

A despeito das notícias recentes sobre o café "fake", é importante lembrar que a história do café está longe de ser recente nesse aspecto. De acordo com Ana Carolina Viotti, historiadora com mestrado e doutorado pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e pós-doutorado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), responsável pelo Instagram @comerhistória, não é a primeira vez que o café é misturado com outros ingredientes para reduzir seu custo. Uma das misturas mais conhecidas, desde o século XVII, é aquela feita com raízes torradas e moídas de chicória, um "blend" que ainda pode ser encontrado nos dias de hoje.

Mas, convenhamos, há algo mágico em uma xícara de café! O ritual que envolve o preparo, o aroma que invade o ambiente e, claro, a sensação de aconchego que ela oferece.

E mesmo aqui, quando o sol parece querer derreter tudo ao redor, é impossível ignorar o poder que uma boa xícara de café tem. Claro, não podemos ignorar a realidade de que o preço do café subiu absurdamente. Antes, uma simples xícara era um prazer acessível, hoje ela exige uma reflexão profunda. O pequeno prazer agora exige mais do que apenas um desejo: é preciso um investimento, uma celebração de cada gole.


Foto: Amandha Silveira 


Mas a verdade é que, mesmo com o preço elevado e, mesmo no calor, o café continua sendo uma necessidade. Ele pode estar mais caro, mas o prazer de um bom café nunca perdeu seu valor. E, apesar das adversidades, a xícara quente segue sendo um pequeno refúgio, um alívio bem-vindo em meio ao turbilhão do dia a dia.

Não sei desde quando, mas o café acompanha a minha vida, desde a época do trabalho intenso na enfermagem. Faz parte dos meus instantes, das ideias e pensamentos, do hábito diário. Ele está presente nas mesas postas de café nas manhãs calmas de sábado, nas manhãs apressadas, nas pausas durante o trabalho, nos encontros com amigos e até nos momentos de reflexão solitária. Não importa a hora ou o contexto, seja ele puro, simples ou gourmet, sempre há espaço para uma xícara que traz mais do que sabor: traz um certo aconchego.

Então, mesmo que a cidade pareça derreter sob o calor ou o trabalho se acumule, faça uma pausa e saboreie o seu café. Afinal, um bom gole de café é sempre um convite para desacelerar. Para os amantes de café e para aproveitar até a última gota, evitando desperdícios na garrafa, apresento uma receita que é um abraço acolhedor: café com leite caramelizado.

CAFÉ COM LEITE CARAMELIZADO

Ingredientes:

  • 2 colheres (sobremesa) de açúcar cristal
  • 80 ml de leite integral
  • 150 ml de café (pronto, não adoçado)
  • 1 colher de sopa de leite em pó
  • Canela e cardamomo em pó a gosto ou outras especiarias de sua preferência (é opcional)
  • Gelo se preferir café gelado

Modo de Preparo

Coloque o açúcar para “derreter” em fogo médio e assim que começar a borbulhar acrescente o leite (cuidado para o caramelo não queimar). Acrescente o leite em pó e as especiarias. E misture ao café.

Utilizar o mixer para fazer uma espuminha, deixa a bebida mais aerada e cremosa.

Se preferir café gelado, adicione gelo.

Com essa receita, você não só saboreia um café delicioso, mas também evita desperdícios e aproveita cada gota de sabor e aconchego que ele oferece.

Café com História: 


Veja Também

Dê sua opinião: