Terça, 03 de fevereiro de 2026, 09:53
Cidades

Chuvas intensas, tempestades e granizo deixam cidades sob alerta

Avisos do Inmet valem entre domingo (1º) e terça-feira (3) e indicam risco de alagamentos, ventos intensos e danos à rede elétrica

O Sul do Piauí está sob dois alertas meteorológicos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para chuvas intensas e tempestades que podem atingir até 100 milímetros por dia e vir acompanhadas de granizo. Os avisos começaram neste domingo (1º) e seguem até às 10h de terça-feira (3), abrangendo municípios das regiões Sudeste, Sudoeste e extremo Sul do estado.

O primeiro aviso é classificado na cor amarela, que indica perigo potencial para chuvas intensas. Já o segundo é o alerta laranja, que sinaliza perigo para tempestades, com previsão de ventos mais fortes e maior volume de precipitação.

A Defesa Civil do Piauí informou que a modelagem meteorológica aponta a formação de instabilidades sobre a área da Chapada das Mangabeiras, criando condições atmosféricas favoráveis para a ocorrência de chuvas significativas nas próximas 24 e 48 horas, explicou o órgão.


Foto: AscomDe acordo com o Inmet, em cerca de 80 cidades das regiões Sudeste e Sudoeste são esperadas chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, com ventos que podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora. Há risco considerado leve para alagamentos, queda de galhos, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia.

No extremo Sul do estado, em 17 municípios, o cenário é mais severo. Nesses locais, as chuvas podem variar entre 30 e 60 milímetros por hora ou alcançar 100 milímetros por dia. Os ventos podem chegar a 100 quilômetros por hora e há possibilidade de queda de granizo. O instituto alerta para risco de corte de energia elétrica, danos a plantações, queda de árvores e alagamentos.

Entre as orientações repassadas pelo Inmet estão evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e, se possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Em situações de emergência, a recomendação é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo número 199.

Veja Também

Dê sua opinião: