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Cidades

Nova etapa de expansão e modernização é iniciada no metrô

Projeto de quase R$ 600 milhões prevê duplicação da via férrea, novas estações e aquisição de VLTs mais modernos

A nova fase do metrô de Teresina foi oficialmente iniciada nesta segunda-feira (6), com a assinatura da ordem de serviço que marca o começo das obras de expansão e modernização do sistema. O projeto contempla a duplicação da via, reformas e construção de estações, além da compra de novos Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs), com o objetivo de ampliar a capacidade e melhorar a mobilidade urbana da capital piauiense.

O investimento total estimado para a execução das obras chega a R$ 600 milhões, dividido em etapas. A primeira fase, conduzida pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), receberá cerca de R$ 193 milhões e deve ser concluída até março de 2026.


Foto: AscomNesta etapa inicial, serão substituídos trilhos e dormentes, realizadas reformas nas estações Itararé, Renascença, Frei Serafim e Alberto Silva, além da construção de novas estruturas e intervenções de engenharia como o rebaixamento da via no cruzamento com a Avenida Higino Cunha e a duplicação de trechos estratégicos.

A segunda fase, sob responsabilidade da Companhia Ferroviária e de Logística do Piauí (CFLP), prevê um investimento de aproximadamente R$ 237,9 milhões. Essa etapa inclui a duplicação da linha férrea existente, reforma das estações Matinha, Ilhotas, Boa Esperança e Parque Ideal, além da construção de novas paradas nos bairros Mafuá, Piçarra e São João. Também estão previstas a modernização do Centro de Controle de Operações e a reforma da oficina de manutenção.

Foto: AscomO plano ainda prevê a aquisição de três novos VLTs, que se somarão aos já em operação. A expectativa é que os novos veículos comecem a circular no segundo semestre de 2026.

Desde janeiro de 2025, o metrô de Teresina funciona com tarifa zero, sendo a única capital do país a oferecer transporte metroviário gratuito. O sistema, que liga a zona Sudeste ao Centro da cidade, opera das 7h às 19h e atende cerca de 7 mil passageiros por dia.

O projeto é financiado pela Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Pró-Transporte, do Ministério das Cidades.

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