Mais de 90% das pessoas que vivem na área urbana de Teresina vivem em domicílios localizados em vias públicas com calçadas ou passeios, o que coloca a cidade como o terceiro maior indicador entre as capitais brasileiras, ficando atrás apenas de Goiânia-GO (98,03%) e Curitiba-PR (94,86%), de acordo com a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, realizada em 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa também revelou que cerca de 54 mil moradores do município, o equivalente a 6,69% da população, residem em locais que não possuem calçada ou passeio. Entre os municípios do estado, a capital ocupa a 22ª posição. As cidades com maior índice foram São Luís do Piauí (99,02%) e Padre Marcos (98,59%). Já o município de Morro Cabeça no Tempo apresentou o menor índice: apenas 3,78% dos moradores vivem em domicílios situados em vias públicas com calçadas ou passeios.
Em todo o estado, 81,25% dos moradores de áreas com características urbanas residem em vias públicas com calçadas ou passeios,um índice ligeiramente abaixo da média nacional, que foi de 84,05%.
Dê sua opinião: