A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio da Comissão Intersetorial do Programa Vida no Trânsito (PVT), estará presente na abertura da Semana Nacional de Trânsito (SNT) 2025, nesta quinta-feira (18), das 10h às 22h, no Teresina Shopping. A iniciativa oferecerá serviços à população, em parceria com o Piauí Saúde Digital, e incluirá uma exposição educativa promovida por diversas instituições que atuam na segurança viária.
Segundo Amélia Costa, coordenadora estadual de Epidemiologia da Sesapi, que coordena o PVT, a Semana Nacional de Trânsito tem como objetivo principal conscientizar motoristas e pedestres sobre práticas seguras no trânsito, incentivando atitudes responsáveis no cotidiano das vias.
Foto: Ascom Sesapi O Programa Vida no Trânsito desenvolve ações contínuas de educação e prevenção de acidentes, com foco em temas como o uso correto do capacete por motociclistas, o respeito às leis de trânsito e a prevenção da combinação álcool e direção. No Piauí, a iniciativa conta com o apoio de parceiros como o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI), universidades e outras entidades, fortalecendo a cultura de segurança viária no estado.
A programação segue durante toda a semana com diversas atividades. Na sexta-feira (19), haverá ação educativa na faixa de pedestres da Av. João XXIII com Av. Nossa Senhora de Fátima, das 8h às 9h30, além de palestra com Samuel Machado, coordenador da Linha do Trauma da Sesapi, e ação educativa nos corredores do HUT, das 10h às 11h30.
No dia 22, a Uninassau, próxima ao HUT, receberá exposição das 8h30 às 10h, seguida de roda de conversa das 10h às 11h30. Em 23 de setembro, o Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRE) realizará blitz educativa no km 7 da PI-130, das 8h às 9h30, repetindo a ação no dia 24, na Av. Poty.
No dia 25, a blitz educativa de encerramento da SNT será realizada na Av. João XXIII, em frente à Superintendência da PRF, das 8h às 9h30. Entre os dias 26 e 30, outras ações educativas ocorrerão em diferentes pontos da cidade, incluindo cruzamentos e faixas de pedestres, coordenadas pelo SAMU, sempre com foco na prevenção de acidentes e na promoção da segurança viária.
Dê sua opinião: