Sexta, 04 de abril de 2025, 02:48
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
02:48
Notas de Sabor

Criando tradições que transformam vínculos e momentos

O convívio familiar permite a criação de tradições, fortalecem os laços, criam lembranças afetivas e promovem associação de aconchego e felicidade

Aqui em casa, domingo é o dia da massa e de mesa posta. Quando meus filhos perguntam qual é o dia da semana e respondemos que é domingo, eles comemoram, pois sabem que teremos macarrão e que “a mamãe vai colocar tudo na mesa” – ou seja, decorar a mesa com carinho. Da mesma forma, quando me veem às sextas-feiras à noite, separando a louça, já sabem que “a mamãe e o papai vão jantar só eles".

Outro fato que aquece o coração é perceber que esse hábito familiar foi absorvido de forma genuína. Meu filho mais velho compreendeu o valor de cultivar laços afetivos e dedicar tempo de qualidade a quem amamos. Ele entendeu que pequenos gestos, quando feitos com intenção, se tornam essenciais e criam conexões profundas. Hoje, percebo com frequência como ele e sua namorada também fazem questão de compartilhar momentos assim. Isso é a prova de que o ditado popular está certo: a palavra convence, mas o exemplo arrasta.

Além desses dois dias, diariamente a mesa é montada de forma simples e funcional, mesmo que os afazeres do trabalho, da faculdade e a rotina escolar das crianças às vezes dificultem ou nos impeçam de nos sentarmos todos à mesa. Contudo, não perco nenhuma oportunidade de estarmos reunidos, mesmo que seja uma mesa simples, porque entendo que esses pequenos rituais criam uma atmosfera única em casa, não apenas pela comida, mas pela conexão que esses momentos proporcionam.


Foto: Amandha Silveira 

O convívio familiar permite a criação de tradições, fortalecem os laços, criam lembranças afetivas e promovem associação de aconchego e felicidade. E a despeito das tradições alimentares em família, podemos relacionar as evidências científicas mencionadas por Sueli Moreira em estudo dos aspectos históricos e antropológicos da alimentação, que apontam a importância das refeições em família e que estas contribuem para a melhor qualidade de vida. Sentar-se à mesa juntos é uma oportunidade única para fortalecer a comunicação e a interação entre os membros da família.

“Atualmente vários estudos interdisciplinares têm identificado que a refeição em família contribui para o bom estado nutricional, relacional e para melhor qualidade de vida”. (SUELI MOREIRA)

Claro, a rotina pode ser corrida e nem sempre é possível fazer isso todos os dias, mas é viável adaptar e criar momentos significativos. Comece com pequenos passos: reserve o domingo para um almoço especial ou um café da manhã mais tranquilo, e gradativamente vá aumentando a frequência, sem esperar uma ocasião especial ou data comemorativa para vivenciar essa experiência.

Outras orientações consistem em simplificar o processo, não precisam ser mesas elaboradas todas as vezes - comece com configurações mais simples, a praticidade ajuda a manter a constância. Envolva a família no processo de preparar a mesa; utilize itens que já possui, experimente criar combinações e crie uma atmosfera especial e agradável.

Então, comece aos poucos e seja constante, de modo que a ação seja incorporada às suas rotinas de forma prazerosa e não por obrigação, possibilitando a construção de memórias afetivas.

Pronto para criar memórias inesquecíveis ao redor da mesa? Dedique um momento da sua semana para fortalecer as tradições em sua casa e crie lembranças que vão perdurar por gerações. A mesa está posta para você e sua família!

Referência:

MOREIRA, Sueli Aparecida. Alimentação e Comensalidade: Aspectos históricos e antropológicos. Disponível em:  4_NT_SBPC_33_p19a51.indd

Veja Também

Dê sua opinião: