Quarta, 06 de novembro de 2024, 02:43
Dólar R$ 4.9485 Clima Teresina 31ºC Maré 6:25 2,2m
02:43

Band Política

Band Política

Enzo recebe apoio de Tatiana Medeiros e se aproxima da reeleição


O vereador Enzo Samuel (PDT), atual presidente da Câmara Municipal de Teresina (CMT), recebeu mais um apoio na manhã desta terça-feira (05). A vereadora Tatiana Medeiros (PSB) declarou que vai acompanhar Enzo Samuel em buaca de sua reeleição.

"Hoje recebi a Tatiana Medeiros, que tem uma grande história e apresentei um pouco do nosso trabalho administrativo. Ela, de imediato, manifestou o seu compromisso de marchar com a gente em 2025 e eu fico muito grato [...] Tatiana também é um bom nome (para compor a mesa diretora). Vamos discutir com todos os colegas", destacou Enzo Samuel.

Foto: Band PiauíA vereadora destacou que o apoio a recondução de Enzo à presidência fortalece o seu partido, o PSB, e também as pautas que defende.

"O nosso partido saiu fortalecido, com mais de 27 mil votos, e nós estamos sim dialogando para estarmos juntos com o Enzo em 2025, que tem um grande trabalho e queremos esse fortalecimento para o PSB e para os trabalhos nas comunidades", pontuou Tatiana Medeiros.

Um vereador ligado a Enzo, afirmou que o atual presidente da CMT já conta com 20 dos 29 vereadores apoiando sua reeleição.


"A saúde em Teresina está colapsada", diz Charles da Silveira

O futuro presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Charles da Silveira, esteve reunido na manhã desta quinta-feira (31), com vereadores do PDT, partido que é filiado, para tratar de seu afastamento. Charles assumirá a FMS a partir de janeiro de 2025.

  

Foto: Band Piauí

   

"Eu vou servir a cidade e na saúde são tantos problemas, que a gente tem que estar centrado só na solução das necessidades da população de Teresina", disse Charles da Silveira ao afirmar que o partido que decidirá se apoiará Silvio Mendes em sua gestão.

Charles afirmou que a saúde de Teresina está colapsada e que medidas estão sendo preparadas para serem adotadas nos primeiros 100 dias de gestão, dando solução  problemas urgentes.

“A área de saúde na cidade de Teresina está colapsada. Nós estamos preparando um movimento para os primeiros 100 dias de gestão, para que a gente possa suprir as necessidades dos hospitais, das unidades básica de saúde, do HUT, para que a gente possa com a qualidade dos servidores da fundação, voltar a ter uma instituição que tenha capacidade de melhorar, de atender, dentro da necessidade, aqueles que precisam ter a sua saúde atendida", declarou.

Ao elencar o principal problema de saúde na cidade, Charles afirmou que a atual gestão de Dr. Pessoa não está fazendo o esforço necessário para dar soluções aos problemas.

"Eu dou o exemplo de que nesse instante, o laboratório Raul Bacelar está deixando de realizar mais de 30 exames das pessoas que procuram e precisam com urgência desses exames. Então são coisas absurdas que estão acontecendo e acredito que a gestão municipal, nesse instante, não tem feito o esforço necessário para diminuir essas dificuldades", pontuou.


PDT se reúne e reafirma compromisso para reeleição de Enzo Samuel

A bancada do Partido Democrático Trabalhista (PDT) se reuniu na presidência da Câmara Municipal de Teresina (CMT) na manhã desta quarta-feira (30) para reafirmar o compromisso do partido na reeleição de Enzo Samuel à presidência da CMT.

O presidente estadual do PDT no Piauí, Evandro Hidd, destacou que a continuidade e o fortalecimento da gestão de Enzo na CMT é prioridade para o PDT.

"Nós estamos unidos, fortalecidos com vários outros partidos para mostrar que temos o melhor candidato à presidente e o candidato que certamente irá ganhar as eleições com o apoio dos demais vereadores de Teresina. Nada mais justo que dar seguimento ao trabalho que está sendo feito aqui na Câmara”, ressaltou Hidd.

Foto: Band PiauíEnzo Samuel tem como certo o apoio dos vereadores do PT, MDB, PSD e PODEMOS. Agora, busca dialogar com os vereadores dos demais partidos na Câmara para que haja uma consenso e não aconteça disputa pela presidência.

"O meu perfil é dialogar e conversar até o final. E eu tenho a plena convicção que nós vamos chegar à um consenso", afirmou Enzo Samuel.



Luís André admite que Silvio terá candidato à presidência na Câmara

O vereador Luís André (PL) confirmou, nesta terça-feira (29), que o prefeito eleito Silvio Mendes vai indicar um candidato à Presidência da Câmara Municipal de Teresina. O nome será revelado no início de novembro.

Além de Luís André, Bruno Vilarinho (PRD) e Aluísio Sampaio (Progressistas) também estão cotados para disputarem o cargo. Segundo o vereador, o nome a ser escolhido deverá ser aquele que conseguir maior número de apoios na casa.

"Nós já tivemos várias conversas com as bancadas de partidos aliados para definir quem será o candidato. O prefeito eleito Silvio Mendes orientou que vai ter um candidato do bloco a ser definido no mês de novembro e pedir o apoio dos colegas, dos 29 vereadores, que a eleição será só após a posse dos novos vereadores, em 1° de janeiro. Aquele que aglutinar o maior número de vereadores ao seu lado será o candidato", disse.


Charles da Silveira aponta gestão eficiente na FMS: "Não podemos errar"

O escolhido pelo prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes, para gerir a Fundação Municipal de Saúde (FMS) a partir de 2025, Charles da Silveira, falou sobre os objetivos a serem alcançados em sua gestão. Com experiência em gestões anteriores de Firmino Filho, ele destacou o que deve ser feito de imediato em sua nova passagem pela FMS.

"Nós não podemos errar. Estamos conversando com os técnicos da FMS para que a gente possa no primeiro dia útil de 2025, estarmos com os instrumentos necessários para aquisição de medicamentos e para que possamos abraçar o que é de direito do cidadão. Nós temos que fazer com que as UPAS funcionem, que não faltem remédios, que os nossos hospitais estejam aptos a atender e que o HUT esteja preparado mais do que nunca para atender essas demandas", disse.


  

Charles da Silveira
 

Charles da Silveira ressaltou também que é necessário saber utilizar os recursos da saúde de forma eficiente para que os resultados possam aparecer.


A busca por saúde é permanente e crescente, mas temos que pegar o que temos e maximizar os resultados. A gente não vai fazer milagre, a gente vai fazer gestão com qualidade competência e resultado", destacou.


Secretariado de Silvio deve ser anunciado até o fim da semana; veja nomes

O prefeito eleito Silvio Mendes (União Brasil) deve anunciar todo o secretariado até o final desta semana. Silvio já anunciou o vereador Ismael Silva como secretário de educação e Charles da Silveira como presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS). Apesar de ter anunciado somente os nomes que irão assumir as pastas da saúde e educação, Silvio Mendes já tem outros nomes definidos. Confira:

Secretaria Municipal de Comunicação - Ellyo Teixeira

Procuradoria Geral do Município (PGM) - Ívila Araújo

Secretaria Municipal de Habitação (Senduh) - Marco Antônio Ayres

Procuradoria Geral do Município (PGM) - Ívila Araújo

Secretaria Municipal de Mulheres - Rosa Monteiro Lopes

Outros nomes continuam cotados para compor o secretariado de Silvio. Veja quem poderá fazer parte da gestão:

Secretaria de Governo - Jeová Alencar

Secretaria de Planejamento  - José João Braga

Secretaria de Administração - Marcos Elvas

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico - Aluísio Sampaio

SAAD Leste - João Pádua

SAAD Rural - Paulo Lopes

IPMT - Kleber Montezuma


Átila Lira afasta chance de assumir a Semec e diz que Ciro Nogueira é "vice dos sonhos"


O deputado federal Átila Lira (Progressistas) afastou a possibilidade de assumir a Secretaria Municipal de Educação (Semec) no governo Silvio Mendes a partir de 2025. Segundo o parlamentar, os diálogos acontecem para que ele ajude o prefeito eleito, mas na Câmara Federal, com a destinação de recursos para as áreas prioritárias.

"A gente fica feliz pela lembrança do nome. Eu tenho uma história com a educação, trabalho há mais de 20 anos com uma instituição de ensino, sou vice-presidente da comissão de educação na Câmara. Minha vida é voltada para a educação. Mas minha prioridade, é colaborar com o Dr. Silvio Mendes na prefeitura como um todo. Acho mais importante eu estar em Brasília, buscando recursos, andando nos Ministérios, para garantir que Dr. Silvio faça uma boa gestão", destacou.

Foto: Band PiauíAtila Lira também analisou as eleições municipais desse ano e afirmou que diálogos acontecem para que a oposição lance a candidatura de Gracinha Mão Santa ao governo.

"Surpreendemos com o resultado eleitoral. Se pagarmos as seis maiores cidades do Piauí, são da oposição, então o cenário vai ser redesenhado [...] estamos estudando a possibilidade de lançar um candidato, já se discute o nome da deputada Gracinha, que foi a maior vitoriosa dessa eleição, mas temos o Joel que quase venceu o senado. Acho que ela é um nome que se destaca, hoje é a que mais desponta e estamos abertos ao diálogo", disse.

Ao falar de Ciro Nogueira, o parlamentar externou o desejo do senador se candidatar a reeleição, mas apontou que Ciro possui representatividade nacional e que seria o vice-presidente dos sonhos de qualquer grupo político.

"É o maior senador do Piauí, já ajudou os 224 municípios e contra fatos não há argumento. Tem acesso a todos os prefeitos e defende o estado do Piauí. Não podemos perder a chance de ter um Ciro Nogueira (no senado). Mas claro, ele tem um projeto nacional, ele não é só do Piauí. Hoje, ele é defendido por vários presidentes de partidos e existe uma possibilidade de uma federação ampla que vai dar muita legitimidade para que ele seja o vice-presidente dos sonhos de qualquer grupo político", finalizou.


Merlong Solano vê perda de identidade no PT; Dudu reage: "balela"


O deputado federal Merlong Solano (PT) defendeu que dentro do partido, espaços sejam equilibrados para que não haja perca de identidade partidária. A colocação do parlamentar partiu de uma avaliação pós eleição, onde surgiram novos nomes dentro PT, que não possuem ligação histórica com o partido.

"É preciso haver um balanço entre os objetivos a serem atingidos e a preservação da identidade do partido [...] eu considero que é importante que ele seja aberto, mas que ele não perca a sua identidade", disse Merlong Solano.

 O vereador Dudu e o deputado federal Merlong Solano (Foto: Band Piauí) 

O vice-presidente do PT em Teresina, o vereador Dudu, não digeriu bem a declaração de Merlong. Dudu aponta que o tema nunca foi abordado por Merlong internamente e tratou a colocação do deputado federal como oportunismo.

"Eu nunca vi o Merlong colocar isso na executiva. Faço até um desafio pra ele, quando foi que você chegou e disse isso na executiva, Merlong? Eu não vejo nenhum tipo de descaracterização que impusesse que alguém não pudesse falar [...] eu nunca nem vi você numa reunião da executiva municipal de Teresina. É bom você participar das instâncias. Esse negócio de fazer avaliação depois que passa a eleição, pra mim isso aí é balela", enfatizou.


Venâncio rebate Cícero Magalhães e defende diálogo entre Rafael e Silvio

O vereador de Teresina, Venâncio Cardoso (PT) rebateu o presidente municipal do partido, Cícero Magalhães, que afirmou que os vereadores do PT na capital estariam proibidos de compor a base do prefeito eleito Silvio Mendes.

Venâncio defende um bom relacionamento político entre os grupos e, principalmente, entre o governador Rafael Fonteles e Silvio. Cícero Magalhães chegou até mesmo a rechaçar a possibilidade de tal entendimento.

"Aqui na Câmara, até o momento, não vi nenhum vereador do PT dizendo que vai compor a base do Dr. Silvio. Fiquei muito feliz com aquela imagem do governador Rafael com o prefeito eleito Silvio Mendes. O povo vai notar que o modelo Rafael de governar é o modelo correto, porque mesmo não tendo elegido o prefeito do nosso partido, que era o Fábio e tendo elegido o Silvio Mendes, que é de outro partido, ou dois tão trabalhando pela cidade. Então é pouca política em 2025. Deixa a política para 2026 e vamos unir os esforços, não só o governador com o prefeito, mas também aqui a câmara, para a gente tirar Teresina dessa situação que está hoje", disse Venâncio.

Foto: Band Piauí

Após encontro entre Rafael Fonteles e Silvio Mendes na tarde de ontem (22), a impressão que fica é que não haverá dificuldade de diálogo entre as partes.


PT proíbe aliança de vereadores do partido com Silvio Mendes


O presidente do PT em Teresina, Cícero Magalhães, deu fortes declarações na manhã desta terça-feira (22). Ele deixou claro que não aceitará a infidelidade dos membros do partido, proibindo que os vereadores da capital pelo PT, façam parte da gestão de Silvio Mendes a partir do próximo ano.

"O PT tinha um programa de governo para implementar em Teresina e o Silvio tinha outro. Quem ganhou foi o programa do Silvio, então o PT, o programa de governo de Fábio Novo, Rafael e Lula, é totalmente diferente do programa de governo Silvio, Ciro e Bolsonaro. Então o PT proibirá qualquer um de seus filiados, anônimo ou parlamentar (de compor a base de Silvio). O PT de Teresina não se omitirá desse processo e tomará suas providências", disse.

Cícero Magalhães, presidente do PT em Teresina (Foto: Band Piauí)Cícero Magalhães também deixou claro que se a determinação for descumprida, o parlamentar terá que lidar com as penalidades previstas no estatuto do partido, afirmando que não haverá complacência nesses casos.

"Eles conhecem muito bem o estatuto do partido, todos eles. Não haverá essa complacência da direção com nenhum filiado do PT ou parlamentar da Câmara que venha aderir uma composição com Silvio Mendes. Não vamos ser uma oposição raivosa, não vamos proibir os vereadores de apoiar e votar a favor de matérias de interesse de Teresina, porque amamos nossa cidade e nosso povo, agora fazer qualquer tipo de movimentação para fazer parte da base de governo de Silvio Mendes, o PT não aceitará", enfatizou.

Além disso, Magalhães também não acredita em um alinhamento entre Rafael Fonteles e Silvio Mendes, como já defendido por integrantes do partido como o vereador Venâncio. Para o presidente do PT em Teresina, não existe respeito mútuo entre as partes.

"Nem eu e nem Teresina. É impossível isso acontecer. Wellington Dias sempre respeitou a liderança de Firmino Filho, não é o caso aí de Silvio, porque Silvio é Ciro e Ciro é Bolsonaro. O que a gente vê é o Ciro Nogueira todo dia achando defeito no melhor governador do Brasil, que não sou eu quem digo e nem o Rafael, são as pesquisas", concluiu.

A partir de 2025, o PT terá a maior bancada na Câmara Municipal de Teresina com sete vereadores. Nos bastidores, existe uma aproximação administrativa e política de vereadores petistas com Silvio Mendes.


MDB se reúne, avalia pleito e quer manter atual conjuntura para 2026

O vice-governador do Piauí Themístocles Filho, o senador Marcelo Castro, deputados federais e estaduais do MDB pelo Piauí estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (21) para avaliar as eleições municipais, planejar o posicionamento para as eleições de 2026, além de discutir sobre a participação do partido na gestão Rafael Fonteles.

Reunião MDB (Foto: Band Piauí)Para Marcelo Castro, o partido foi o grande vitorioso dessas eleições e por isso, está forte para ajudar na reeleição de Rafael Fonteles ao governo do Estado.

"Nós reunimos todos os deputados estaduais do partido, todos os deputados federais, para a gente fazer uma avaliação deste pleito que se findou. E a avaliação que nós fizemos, é muito favorável ao MDB. Nós somos o partido que teve o maior número de votos de prefeitos eleitos no Estado, e a nossa conclusão é que nós somos o partido maior vitorioso nesta eleição de 2024. Estamos muito bem posicionados e o partido está forte para ajudar na reeleição do nosso governador Rafael Fonteles em 2026", destacou o senador.

Marcelo Castro (Foto: Band Piauí)Mas para que isso aconteça, o MDB não abre mão dos espaços que já possui na chapa majoritária. Marcelo Castro apontou que a permanência do MDB com a vaga de vice-governador e para o senado na disputa em 2026 é óbvia, devido aos resultados do partido nesta eleição.

"Isso é o óbvio. O MDB tem duas vagas na chapa majoritária, de senador e de vice-governador. Então, se o governador perguntar o que é que o MDB quer, qual é o pedido do MDB, é manter o que nós temos. Não estamos querendo nada demais, quer dizer, nada além do que nós já temos. E o vitorioso, como foi o MDB nessas eleições, é mais do que justo manter os seus espaços no governo", disse Marcelo Castro, ressaltando que o MDB também está satisfeito com os espaços que tem na administração do governo do governador Rafael Fonteles.

O vice-governador Themístocles Filho destacou que o momento é de espera, para que as manobras e posicionamentos possam ser avaliados e a partir disso, o partido tome decisões.

"Olha, eleição, se você colocar matematicamente, o MDB se saiu muito bem. Mas em eleição tem outros adjetivos. Então, por isso que a gente deve aguardar o próximo ano, analisar qual é o comportamento de cada segmento da população... Deixa janeiro chegar, até lá nós vamos analisar com muita cautela para não cometer nenhuma injustiça", enfatizou o vice-governador.

Themístocles Filho (Foto: Band Piauí)


APPM: PT, MDB e PSD chegam a consenso para disputar a presidência

Já há entendimento para a eleição que vai definir a nova mesa diretora da Associação Piauiense de Municípios (APPM), que acontece em janeiro de 2025. As articulações e especulações de nomes que buscam a presidência iniciaram logo após as eleições municipais no último dia 6 de outubro, e após uma sequência de diálogos, os partidos PT, MDB e PSD chegaram a um consenso.

Admaelton Bezerra Sousa (MDB), prefeito de São José do Piauí e atual vice-presidente da APPM será o candidato à presidência; Pompilim (PSD), prefeito de São MIguel do tapuio será o candidato a vice e Manoel Portela (PT), prefeito de Aroazes, compõe a chapa como tesoureiro.

  

Foto: Divulgação 

   

O presidente da APPM, Toninho de Caridade, apontou que a articulação entre os três principais partidos foi realizada com o objetivo de fortalecer a instituição.

“É um momento de muito diálogo e entendimento para que possamos fortalecer a APPM”, afirmou Toninho da Caridade, destacando ainda que agora, o diálogo está sendo estendido a outros grupos políticos, como o Progressistas, Solidariedade, PDT e PSB, com a ideia é formar uma chapa que envolva todas as siglas com representatividade municipal.

Além disso, mudanças no estatuto da APPM foram definidas em Assembleia Geral realizada na última terça-feira (15). Entre as alterações, está a exclusão da possibilidade de ex-prefeitos se candidatarem à presidência da APPM, o que foi decidido por unanimidade, e a extinção da reeleição para o cargo.

Foto: Band Piauí"O fim da reeleição já estava no nosso projeto lá atrás, antes de ser candidato. A gente tem o entendimento que todos os gestores que se propõe a vir para cá, eles vêm para dar sua contribuição. Então eu acho que dois anos são o suficiente para você dar a contribuição para a casa, além de gerar mais oportunidades",pontuou.

A expectativa é de que apenas essa chapa articulada entre PT, MDB e PSD dispute a eleição.


Reunião com equipes marca início da transição entre Silvio Mendes e Dr. Pessoa

A primeira reunião entre as equipes de transição da Prefeitura de Teresina, aconteceu na manhã desta quinta-feira (17), no salão nobre do Palácio da Cidade, que marca o início de troca de documentos e análise do cenário atual da gestão. A transição de governo é coordenado pelo atual secretário de Planejamento, João Henrique Sousa, e pelo vice-prefeito eleito, Jeová Alencar.Os 10 membros escolhidos por cada comissão participaram do encontro. Dr. Pessoa e Silvio Mendes não estiveram presentes.

Segundo João Henrique Sousa, a transição será conduzida de forma tranquila e séria, com foco no benefício da população teresinense. “Foi um encontro extremamente amigável onde formalizamos o início da transição. O prefeito Dr. Pessoa determinou que assim fosse feito, como a legislação determina. Definimos que cada equipe será recebida pela equipe que está chegando (de acordo com as pastas) e vamos fazer uma transição tranquila e séria", destacou.

Foto: Divulgação
Jeová Alencar, vice-prefeito eleito, destacou a importância de compreender o atual quadro da prefeitura, para que as medidas previstas no plano de governo possam ser colocadas em prática. “A partir de então vamos começar a receber as informações para que sejam interpretadas pelo nosso prefeito eleito Silvio Mendes, para que ele possa tomar as medidas necessárias já para a implantação do seu plano de governo", pontuou Jeová Alencar.

Foto: Divulgação


Eleição na Câmara gera desentendimento entre vereadores do PT

A eleição para a nova mesa diretora da Câmara Municipal de Teresina, que acontece em janeiro, já tem movimentado os bastidores. Logo após as eleições municipais, no último dia 6, os parlamentares começaram a discutir possíveis nomes para assumir a presidência da Casa Legislativa.

O grupo de vereadores do PT, maior bancada na Câmara Municipal de Teresina, com 7, decidiu apoiar a recondução de Enzo Samuel à presidência. No entanto, mesmo após a decisão externada publicamente, o vereador Joaquim do Arroz deu declarações afirmando que achou q decisão do grupo precipitada.

“Cada um tem o seu CPF, então cada um diz o que pensa, o que quer, todo mundo está no partido, mas cada um tem seu pensamento, cada um pensa no seu futuro e no futuro da cidade. O PT tem que ver o quanto ele é grande, tem a maior bancada, mas somos um grupo. O governador quer ver esse grupo alinhado e unido. Vamos trabalhar com o grupo", declarou.

Colegas de partido demonstraram insatisfação com a postura de Joaquim do Arroz. A vereadora Euzuila Calisto, também do PT, disse que não então entende a postura de Joaquim.

"O combinado não sai caro. Nosso alinhamento é realmente para reeleição do Enzo Samuel. É uma conversa que nós estamos tendo há muito tempo. Então não tem porque a gente não tá apoiando nesse momento. Cada um tem sua opinião. No primeiro momento ele (Joaquim do Arroz) também declarou apoio ao Enzo, não sei por qual motivo ele está nessa discussão de que precisa ser um nome do partido, mas confirmo aqui, pelo menos em meu nome, que o compromisso com o Enzo continua firme", disse.

  

Joaquim do Arroz e Euzuila Calisto (Foto: Reprodução/Montagem)

   


"Foi a eleição mais cara que Teresina vai ver", diz Thanandra ao avaliar derrota

A vereadora Thanandra Sarapatinhas (Republicanos) avaliou nesta terça-feira (15) o resultado das eleições municipais. A parlamentar, que não conseguiu a reeleição, atribuiu a sua derrota à dois fatores: outros candidatos que defendem a causa animal e ao poder econômico de determinados candidatos.

“Eu também já esperava o resultado, estava confiante porque fiz um trabalho que tenho a consciência tranquila. Mas teve outros candidatos da causa (animal) que dividiram os votos, e como fiz uma eleição limpa, se compra de votos, então é complicado. Foi a eleição mais cara que eu acho que Teresina vai ver. O dinheiro estava rolando, puxando no rodo. Então quem não compra, se roda no fim das contas", disse a vereadora.


Foto: Reprodução

Sobre seu futuro político, a vereadora respondeu sobre as especulações que ligam seu nome ao secretariado de Silvio Mendes na pasta de Meio Ambiente. “Para falar a verdade, Dr. Silvio não anda falando sobre secretário com ninguém. Tudo isso é especulação, mas fico feliz que meu nome está cogitado. Quem me conhece sabe que eu faço meu trabalho por amor, então eu quero continuar fazendo meu trabalho, eu não quero é voltar para a câmara", pontuou Thanandra.


Vantagem de Fábio Novo sobre Sílvio Mendes é de quase 14%

O Instituto Credibilidade divulgou nova pesquisa de intenção de votos para a prefeitura de Teresina. A análise foi feita entre os dias 9 e 12 de setembro, de 2024, com 2000 entrevistados, de ambos os sexos, de diversos bairros, estratos sociais, faixas etárias, graus de instrução, tem margem de erro de 2,19%, para mais ou para menos, intervalo de confiança de 95% e está registrada no TSE sob o número PI-04772/2024.

Na pesquisa estimulada, considerando apenas os votos válidos, Fábio Novo tem 52,39% contra 38,49% de Sílvio Mendes. Neste caso, a vantagem de Fábio sobre Sílvio é de 13,9%. Mais atrás, aparecem Dr. Pessoa, com 6,94%; Tonny Kerlley, com 0,98%; Lourdes Melo, com 0,38%; Geraldo Carvalho, com 0,38%; Telsírio Alencar, com 0,22%; Santiago Belizário, com 0,11% e Francinaldo Leão, com 0,11%.


Foto: Divulgação

Na pesquisa estimulada, considerando todas as respostas, Fábio Novo tem 48,25%, enquanto Sílvio fica com 35,45%. A diferença entre os dois candidatos é de 12,8%. Depois, aparecem Dr. Pessoa, com 6,40%; Tonny Kerlley, com 0,90%; Lourdes Melos, com 0,35%; Geraldo Carvalho, com 0,35%; Telsírio Alencar, com 0,20%; Santiago Belizário, com 0,10% e Francinaldo Leão, com 0,10%. Não Sabe/Não Opina é de 6,40% e Nenhum/Nulo/Branco, 1,50%.


Foto: Divulgação

Na pesquisa espontânea, Fábio Novo tem 40,50%, enquanto Sílvio Mendes fica com 29,55%. Mais atrás vêm Dr. Pessoa, com 4,45%; Tonny Kerlley, com 0,55%; Lourdes Melo, com 0,20%; Geraldo Carvalho, com 0,05% e Santiago Belizário, com 0,05%. Não Sabe/Não Opina é de 24,30%. Nenhum/Nulo/Branco, 0,35%.


Foto: Divulgação

O Credibilidade também perguntou ao eleitor sobre se ele já está mesmo decidido se vai votar no dia da eleição. Para este quesito, 89,85% dos entrevistados dizem que já estão decididos que irão votar. Já 5,65% dizem que ainda não sabem se vão votar. Outros 4,2% não souberam responder ou não opinaram e 0,3% informaram que não vão votar no dia 6 de outubro.




Foto: Divulgação 


Foto: Divulgação


Dr. Hélio realiza convenção em Parnaíba ao lado de Rafael Fonteles

Foi homologada neste sábado (27) a pré-candidato Dr. Hélio (MDB), ao lado da vice Flaviana Véras (PT), à Prefeitura de Parnaíba. A convenção partidária foi sediada na Escola Integrada Deputado Moraes Sousa.

“Vamos trabalhar ainda mais por uma Parnaiba melhor, ao lado do gorverno do estado, do governo federal e de todos aqueles que acreditam no nosso trabalho”, destacou Dr. Hélio.


No evento estavam presentes diversas autoridades piauienses, inclusive o governador Rafael Fonteles (PT), que puxou a bandeira de Parnaiba na multidão. O governador petista anunciou que a partir de agora vai vir uma vez por semana em Parnaíba para intensificar a campanha.

“Eu aprendi muito com a sentir o povo, a sentir a energia do povo. E aí a gente começa a ficar mais experiente pra saber o que o povo quer. Parnaiba não tem dono e não pode ser enganada”, disse Rafael Fonteles durante entrevista ao portal da Band Piauí.


Além do governador, também estavam presentes o ministro Wellington Dias, os deputados federais Jadyel Alencar (Republicanos), Florentino Neto (PT), Flávio Nogueira (PT), senador Marcelo Castro (MDB) e o presidente da FIEPI, Zé Filho.


Flávia Vilarinho assume presidência do PRD após saída de Markim Costa

Após o vereador Markim Costa sair da base de apoio do prefeito Dr. Pessoa (PRD) nas eleições de 2024, também foi oficializada a saída da presidência municipal do PRD. A partir de agora, Flávia Vilarinho, esposa do presidente da sigla Bruno Vilarinho, assume o cargo de presidente na capital piauiense.




A decisão é temporária, enquanto o partido discute o nome que será titular na vaga. Ainda que a coluna já tivesse trazido a informação na bancada do Boa Tarde Piauí na última sexta-feira (19), foi na convenção de Dr. Pessoa, na tarde do sábado (20), que a nova presidente foi apresentada ao lado de seu marido à imprensa de Teresina.


Professor Tonny Kerley oficializa chapa pura pelo Partido Novo neste sábado (20)

Foi homologada na tarde deste sábado (20) a chapa pura do Partido Novo, com o Professor Tonny Kerley e a advogada Wanessa Viana, em busca da Prefeitura de Teresina. O evento foi realizado na Câmara Municipal de Teresina, no Centro da capital piauiense. De acordo com o Professor Tonny Kerley o principal objetivo é a alavancar seu nome nas pesquisas para pleitear a vitória no segundo turno.

"Hoje já tem pesquisas que nos colocam em terceiro lugar, por isso acreditamos que à medida que disseminarmos amplamente nossas propostas, princípios e valores durante a campanha, conseguiremos sair da terceira colocação para a segunda, com o objetivo de irmos para o segundo turno!", afirmou o professor Tonny Kerley.

  

Professor Tonny Kerley na convenção do Partido Novo. 

  

O partido Novo, além da efetivação da chapa majoritária, a chapa proporcional também traz muitas expectativas para o recorte eleitoral, que possui exatos 30 candidatos a vereadores.

"Agora, finalizada a pré-campanha, em que percorremos toda a cidade, os bairros de Teresina e escutando a população para construir nossas propostas. Iniciaremos a campanha, de forma mais intensificada, apostando muito nos debates, de forma que nosso nome fique mais conhecido", complementou o candidato do Novo.



Jeová Alencar alfineta grupo de Fábio Novo e dispara "bandeira do Fábio é a prepotência"

Durante a convenção partidária que efetiva a chapa Sílvio-Jeová para a disputa pela Prefeitura de Teresina nestas eleições de 2024, o candidato a vice, Jeová Alencar não poupou críticas ao outro lado, falando que seu principal adversário, Fábio Novo (PT), teria como bandeira a prepotência.

"Pode ter certeza que precisa ter alguém que tenha experiência de gestão e esse alguém é o Dr. Sílvio Mendes. Esperamos que haja respeito, a população não quer saber de xingamento. Nós vamos para rua com propostas, pois é isso que o povo teresinense quer. A bandeira do Fábio é a prepotência e a mentira, nós possuímos nossa história e nosso legado", disparou Jeová Alencar.


O evento reuniu a grande maioria dos aliados da oposição, como os deputados federais Átila Filho (PP) e Júlio Arcoverde (PP), assim como os presidentes do partido Progressistas Joel Rodrigues e Aluísio Sampaio. No entanto, uma das figuras mais esperadas, o presidente nacional do Progressistas, Ciro Nogueira, não esteve presente na homologação da candidatura, por estar em uma agenda nacional da sigla.


TV Band Piauí inicia debates eleitorais no dia 8 de agosto

A TV Band Piauí dará início aos debates eleitorais com os candidatos às eleições deste ano no dia 8 de agosto. A assinatura do termo de participação assegurou que todas as regras fossem pré-estabelecidas, garantindo a legalidade, coerência e credibilidade do evento.

  

Reunião com os representantes da Band Piauí 
   


Este debate será o marco inicial das discussões eleitorais no estado do Piauí, abordando temas relevantes e de interesse público. Os candidatos terão a oportunidade de apresentar suas propostas, criticar seus adversários e responder a perguntas.

  

Band Eleições 2024 

   

O formato do debate incluirá cinco rodadas de perguntas e respostas sobre temas livres, formuladas pelos próprios candidatos. Além disso, haverá tempo reservado para a apresentação inicial e as considerações finais de cada participante.

  

Reunião com os representantes 
   


Fábio Novo muda local de realização da convenção partidária

Com a data da Convenção Municipal marcada há semanas, já confirmada para o dia 20 de julho, o pré-candidato e deputado estadual, Fábio Novo (PT), anunciou que o local de realização do evento foi alterado. O novo espaço será na Arena Teresina Shopping, no próximo dia 20 de julho, a partir das 17h.

  

Fábio Novo (PT) 
 


A convenção partidária tem como objetivo homologar a candidatura a prefeito de Teresina do petista, além de também oficializar as oito chapas proporcionais aliadas. Ao todo é esperado pela base petista um apoio formal de 240 pré-candidatos a vereador, além de aliados e, claro, da população.


Inclusive, além do apoio do Cidadania, comandado pelo jornalista Mário Rogério, há a também o nome do ex-senador João Vicente Claudino (sem partido) no palanque do pré-candidato.


João Vicente Claudino vai anunciar apoio a Fábio Novo em coletiva próxima semana

O ex-senador João Vicente Claudino (sem partido), contou com exclusividade para nossa coluna na manhã desta quinta-feira (11), que não só irá apoiar a pré-candidatura de Fábio Novo (PT) para a prefeitura de Teresina, como também irá realizar uma coletiva de imprensa na próxima semana para formalizar o apoio.


A especulação já havia sido amplamente ventilada na imprensa piauiense e entre os articuladores políticos locais, mas o senador ainda não havia se pronunciado sobre, até a manhã de hoje.

"Meu apoio a Fábio Novo é o caminho natural a ser seguido. Devo anunciar oficialmente nos próximos dias, em uma coletiva de imprensa ao lado de Fábio Novo", disse João Vicente Claudino em ligação com a colunista.


Deltan Dallagnol lança pré-candidatura do Professor Tonny em Teresina

Dentre as presenças da comitiva nacional estavam o ex-deputado federal e ex-procurador da Lava-Jato, Deltan Dallagnol, e o presidente nacional do Partido Novo, Eduardo Ribeiro, ambos efetivando o lançamento oficial da pré-candidatura do Professor Tonny Kerley para a Prefeitura de Teresina nas eleições de 2024. O evento do Partido Novo ocorreu na tarde deste sábado (29) no Centro de Convenções, no Centro de Teresina.

“A população está completamente indignada com a classe política, que vem cada vez mais esbanjando corrupção e com falcatruas que vemos no dia-a-dia, cooptando pessoas e pré-candidatos a vereador de outras chapas. Com muita fé vamos para o segundo turno”, destacou o pré-candidato do Novo.

No momento também foi lançado o nome da vice-prefeita que acompanhará Tonny Kerley na chapa majoritária, a advogada Wanessa Viana.


O presidente nacional do Novo prometeu alcançar cada vez mais cidades brasileiras e que o partido dará total apoio aos nomes da sigla em Teresina.

“Nós temos tido um crescimento absurdo nos últimos tempos, o Partido Novo foi o partido que mais cresceu em número de filiados, sendo que nossa expectativa é chegar em pelo menos 600 cidades com pré-candidatos”, disse Eduardo Ribeiro.

Comitiva nacional

O lavajatista não descartou um projeto político pessoal para o Senado nas eleições de 2026.

“O projeto maior é o que estou fazendo dentro do partido. Para mudar o país precisamos mudar as cidades”, enfatizou Deltan Dallagnol.


Análises

O jogo de cadeiras do partido criado em 2011 tem algumas especulações, como por exemplo o atual governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), pleitear a Presidência da República, enquanto Dallagnol vai para a batalha do Senado e a esposa do ex-deputado, Fernanda Dallagnol, busca o governo do Paraná.

O Partido Novo tem uma peculiaridade dentre as siglas brasileiras, as disputas eleitorais são macro (nacional) para que assim haja um alcance micro (municipal).

Com a polarização eleitoral de Teresina, em que Silvio Mendes (União Brasil) e Fábio Novo (PT) disputam o primeiro lugar a cada pesquisa, Tonny Kerley galga espaços nas ideias dos teresinenses. O pré-candidato prometeu no evento que iria surpreender, e caso isso aconteça, seria ele o próximo prefeito de Teresina ou um bom quadro para se tornar deputado estadual?


João Vicente Claudino deixa PSDB e dispara “não tenho sangue de barata”

A carta de desfiliação do PSDB do ex-senador João Vicente Claudino será entregue na manhã desta quinta-feira (27) na Câmara Municipal de Teresina, para que seja oficializada pelo presidente municipal da sigla tucana, o vereador Edson Melo.

Ao falar com a nossa coluna, o ex-senador destacou: “Não tenho sangue de barata para determinadas conspirações. Não tenho como estar dentro do PSDB mais”.

  

Desistência Vinicius Vainner

   

Ainda durante conversa com a coluna, João Vicente descarta se filiar a outro partido de forma imediata, já que seu projeto era para 2024, não para 2026. Ainda.

Um dos motivos da saída, de acordo com informações dadas pelos interlocutores do ninho tucano, é que haveria uma grande possibilidade da sigla desistir da pré-candidatura própria em Teresina para apoiar Sílvio Mendes antes das convenções partidárias. 

Revoada tucana?

Também foi informado para a nossa coluna, por uma fonte de alta plumagem, que mais de 10 pré-candidatos a vereador do PSDB estão ameaçando se desfiliar também.  

Inclusive, um dos nomes mais emblemáticos dessa possível revoada, seria do jornalista Silas Freire, que havia se colocado à disposição para disputar a prefeitura teresinense.


PSD continua na linha de frente com lideranças e Rafaelistas permanecem indignados

O deputado estadual Georgiano Neto (MDB) segue lapidando sua jornada política rumo à Câmara Federal, enquanto o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos), representando um grupo de insatisfeitos, busca desacelerar essa caminhada.

Ainda que tenha sido hasteada por diversos nomes uma bandeira branca em nome da paz entre os apoiadores do governador Rafael Fonteles (PT), as vísceras dessa batalha ainda estão à mostra. 

Após integrantes do PSD relatarem não querer problemas e que o trabalho continuaria, o deputado federal Francisco Costa (PT) declara em entrevista ao Boa Tarde Piauí que Jussara Lima (PSD) só estaria no Senado Federal pois teve ajuda do PT. 

Com uma identidade ainda a ser construída, os Rafaelistas, como chamou uma fonte palaciana, precisam entender como funciona a gestão da máquina (o Estado) por Rafael Fonteles. Na análise desta coluna, a estratégia foi ver como o popular e técnico governador reagiria com esse embate explícito de duas vertentes aliadas. Distante dos holofotes, Fonteles convocou e ouviu a todos os lados na sala gelada, “sem favoritismos, mas com um tom firme”, como confidenciou uma fonte bem informada.  

O governo de Rafael Fonteles não é o do “bateu-levou”, é de uma análise técnica e matemática, como aquele que o comanda. As brigas de aliados serão resolvidas, com o aval de Fonteles, de maneira estatística. “Números e metas”, destacou a fonte, mas não com as lideranças políticas que estão sendo disputadas, mas com aquelas que não fazem parte da conta aliada. Vence quem conquistar os novos votos para 2026.


Themistocles manda recado para deputados e frisa “se preocupem com seus municípios”

Após ser questionado sobre 2026, o vice-governador Themistocles Filho (MDB) mandou recado aos deputados estaduais e federais da base aliada do Palácio de Karnak durante o Boa Tarde Piauí desta quinta-feira (13). Em sua fala foi enfatizado que muitos estão se preocupando com a eleição futura e não estão se comprometendo com a eleição deste ano.

“Olha, aconselho a todo mundo, principalmente aos deputados, a se preocuparem com as campanhas nos municípios deles, inclusive [ao deputado Hélio Isaías] se preocupar com a campanha dele em São Raimundo Nonato. Quando passar as eleições municipais, a gente conversa sobre as eleições estaduais e federais. Esse é o conselho que eu dou, pois se não se preocupar, algo ruim vai acontecer”, enfatizou Themistocles Filho.

O vice-governador ainda citou dois exemplos da história da política piauiense, com os nomes de Mão Santa e Wellington Dias, que superaram as expectativas dos adversários políticos. 

A fala do emedebista ressoou nos bastidores da política com um tom de alerta, fazendo com que aliados questionassem sobre a consistência do grupo após as definições deste ano.


Jadyel Alencar crítica Georgiano Neto e afirma que PSD não tem vez em 2026

Em entrevista exclusiva ao Boa Tarde Piauí nesta quinta-feira (13), o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos - PI) aponta postura agressiva do deputado estadual Georgiano Neto (MDB-PI) em se aproximar de lideranças políticas de outros parlamentares e afirma que haverá reação da base para eleições de 2026.

“O partido PSD tem pontos positivos e negativos, mas eu tenho repreendido e combatido fortemente o modelo de fazer política do deputado Georgiano Neto. Precisamos ter credibilidade, palavra e compromisso e o PSD tem saído dessa linha ao longo dos anos. Na eleição majoritária passada, o PSD tinha um compromisso com o ex-prefeito de Piracuruca, Raimundo Alves, para a suplência do senador Wellington Dias, mas o PSD descumpriu o acordo e colocou a vaga para a família, Jussara Lima”, disse Jadyel Alencar.

“Recentemente, no município Cocal da Estação, o deputado Georgiano tinha dado sua palavra com o Dr. Cristiano, nosso representante do Republicanos, mas o deputado Georgiano não pode ver uma sacola de votos e vendeu o partido para o grupo do prefeito Douglas, já pensando nas eleições de 2026. Eu não aceito que o Piauí se torne uma grande fazenda do PSD e do grupo familiar [Lima]. Defendo que a vaga seja do deputado Francisco Costa para o Senado”, complementou o republicano.


Flaviana Veras será vice de Dr. Hélio em Parnaíba

Após uma reviravolta digna de novelas mexicanas, o nome do presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Parnaíba, Daniel Jackson (Republicanos), deixou de ser o favorito do grupo e Flaviana Veras (PT), esposa do deputado federal Florentino Neto (PT), se tornou a escolha definitiva de Dr. Hélio (MDB) como a  vice na chapa majoritária que busca a Prefeitura de Parnaíba em 2024.

O anúncio será realizado no dia 15 de junho, no evento de Dr. Hélio na cidade parnaibana, com a presença do governador Rafael Fonteles. Os critérios de escolha? O apoio de (quase) todo o grupo, principalmente dos vereadores que acompanham o pré-candidato do Karnak.


Toninho de Caridade fala sobre litígio entre Piauí e Ceará

Nesta quarta-feira, (24/04), o prefeito de Caridade do Piauí, Toninho de Caridade, foi entrevistado no Programa Boa Tarde Piauí, da TV Band Piauí, para falar sobre o processo de litígio entre Piauí e Ceará.
Durante a conversa, o prefeito comentou a importância do momento para a política dos estados e analisou os próximos passos que acredita que serão dados pelos responsáveis sobre o litígio.

  

Foto: Arquivo Band.
   

Ao ser questionado pela repórter Lívia Pessoa sobre como vê a situação atual do litígio entre Piauí e Ceará, Toninho de Caridade afirmou: "É um momento delicado para ambos os estados, pois a disputa por território é sempre uma questão sensível. No entanto, acredito que é fundamental que haja diálogo e busca por uma solução pacífica para esse impasse".

O prefeito também ressaltou a importância de se respeitar a decisão dos órgãos responsáveis pela resolução do litígio.

"Devemos confiar nas instituições competentes para resolver essa questão de forma justa e imparcial. É essencial que a população dos dois estados seja ouvida e que seus interesses sejam considerados durante todo o processo", comentou.

Já a apresentadora do programa e comentarista política, Lídia Brito, destacou a tensão presente no momento e a necessidade de que seja evitado qualquer ato que possa acirrar os ânimos entre os estados.

"É importante que a classe política e a sociedade civil atuem de forma responsável e pacífica diante desse litígio. Qualquer atitude que possa gerar conflito deve ser evitada, buscando sempre o diálogo e a negociação como caminhos para um desfecho positivo", concluiu.

A entrevista com o prefeito Toninho de Caridade chama atenção para a importância de se encontrar uma solução pacífica e democrática para o litígio entre Piauí e Ceará. Resta aguardar os próximos passos dados pelas autoridades competentes e torcer para que o impasse seja resolvido de forma harmoniosa e justa para ambas as partes.


Foco do Turismo em 2024 é no marketing do Piauí, diz secretário José Neto

O secretário estadual de Turismo do Piauí, José Neto Monteiro, demonstrou seu compromisso com o desenvolvimento do setor ao destacar os planos de promoção e propaganda do estado em âmbito nacional e internacional durante uma entrevista ao Boa Tarde Piauí. Sua ênfase na implementação de políticas públicas e infraestrutura turística com foco na sustentabilidade e no desenvolvimento social reflete uma abordagem holística para impulsionar o turismo de forma responsável e inclusiva, visando não apenas atrair visitantes, mas também beneficiar as comunidades locais.

Com essas estratégias, espera-se que o turismo no Piauí alcance novos patamares, impulsionando a economia regional e fortalecendo sua posição como um destino turístico atrativo. A abordagem equilibrada de José Neto Monteiro promete não apenas aumentar o número de turistas, mas também garantir que o crescimento do setor seja sustentável e benéfico para todos os envolvidos, promovendo assim o desenvolvimento a longo prazo do turismo no estado.

"O governador Rafael pensa o Piauí a longo praze, por isso todos os investimentos que estão chegando é para que daqui uns anos o estado se torne um grande celeiro de tecnologia e turismo, com perspectivas de alcançar os visitantes não só do Brasil, como do mundo inteiro", destacou o secretário.


Roberval Queiroz admite chapão entre aliados de Dr. Pessoa, mas dá ultimato ao Avante

Na manhã desta sexta-feira (22), na Câmara Municipal de Teresina, presidente do Democracia Cristã (DC) em Teresina, o vereador Capitão Roberval Queiroz, concordou que há uma possibilidade que a chapa do DC pode ser incorporada a chapa do Avante, ambas as siglas compõem a base de apoio do prefeito Dr. Pessoa.

No entanto, há um impasse: a base do prefeito teresinense está enxuta e com pouco volume eleitoral, por isso há uma necessidade de acomodar nomes fortes juntos para que ao menos 2 candidatos do DC sejam eleitos este ano.

O acordo para que haja a formação do "chapão" ainda está em andamento, desde que todo o grupo, inclusive, Roberval Queiroz, siga junto e se filie  no Avante.  

“Nós estamos conversando porque se tiver que ir, tem que ser todo o grupo. Não podendo ser feita escolha do Avante e deixar os outros para trás, pois somos uma família e essa família só vai sair se forem todos juntos”, destacou o vereador Roberval Queiroz.



Teresa Britto será pré-candidata à vereadora de Teresina

Apoia informações circularem nos bastidores da política, nesta sexta-feira (22) uma fonte de grande influência no Partido Verde (PV) confirmou que a presidente estadual do PV, Teresa Britto, iria deixar à pré-candidatura de prefeita em Teresina e ser pré-candidata a vereadora. 

A ideia seria manter à pré-candidatura majoritária em curso até as convenções, no mês de agosto.



No entanto, a presidente Teresa declarou que mantém seu objetivo de disputar a prefeitura da Capital. 

Após a saída de nomes como Ulisses, Felipe Pedro, Irmão Jesus e Pollyana Rocha, o PV sofreu um esvaziamento para as eleições deste ano.


Thiago Duarte se filia ao PL e se consolida na base de Dr. Pessoa

Após o empresário Thiago Duarte quase se filiar ao Solidariedade para disputar a vaga na Câmara Municipal de Teresina como pré-candidato, foi confirmado nesta quinta-feira (21) a nossa coluna, a filiação ao Partido Liberal (PL), comandado pelo presidente Leonardo Eulálio.


O escanteio de Thiago Duarte do Solidariedade teria ocorrido após ele negar deixar a base de apoio do prefeito Dr. Pessoa, para apoiar o pré-candidato do Palácio de Karnak, Fábio Novo, posicionamento que era inadmissível para o presidente estadual do Solidariedade, Evaldo Gomes.


Rafael Fonteles assina acordo com empresa australiana de hidrogênio verde

O governador Rafael Fonteles visitou, nesta quarta-feira (20), a sede da Pure Hydrogen, em Sydney, na Austrália. Na oportunidade, o gestor assinou um memorando de entendimento (Mou), consolidando o primeiro acordo da empresa com um parceiro na América do Sul.


O acordo visa impulsionar o desenvolvimento da economia do hidrogênio verde no Piauí, com foco especial na fabricação e design de veículos equipados com células de combustível de hidrogênio, além do desenvolvimento de tecnologias para a produção e aplicação desse combustível e derivados.

A visita de Rafael Fonteles à Pure Hydrogen representa um marco importante na cooperação internacional para impulsionar a adoção de tecnologias de hidrogênio verde e promover o desenvolvimento econômico e sustentável no Piauí. "Certamente a empresa será uma grande referência para o fortalecimento do nosso projeto, de forma que possamos transformar o Piauí em uma potência em hidrogênio verde", disse o governador.


Silvio Mendes e Jeová Alencar lançam chapa para a Prefeitura de Teresina nesta quarta (20)

Nesta quarta-feira (20), durante um evento em Teresina, Sílvio Mendes e Jeová Alencar oficializaram sua chapa majoritária para as eleições de 2024, com Mendes como pré-candidato a prefeito pelo União Brasil e Alencar como seu vice pelo Republicanos.

Essa informação já havia sido ventilada nos bastidores, mas oficialmente foi lançada hoje.

O evento contou com a presença de diversos políticos e lideranças da oposição, como os deputados estaduais Gustavo Neiva e Bessah, o deputado federal Júlio Arcoverde, a vereadora Thanandra Sarapatinhas, e os pré-candidatos a vereador Samuel Alencar e Elmano Férrer, marcando um passo significativo na preparação para a disputa eleitoral na cidade.


Elmano Férrer é pré-candidato a vereador pelo Progressistas

Na manhã desta quarta-feira (20), demonstrando pleno apoio aos nomes de Silvio Mendes (União Brasil) e Jeová Alencar (Republicanos) como chapa majoritária da oposição, o ex-senador Elmano Férrer lançou oficialmente sua pré-candidatura a vereador pelo Progressistas.


O ex-senador vinha sendo assediado por diversas siglas políticas de Teresina, como MDB, PRD e PSDB, mas a decisão final foi permanecer no partido no qual ele já é filiado. 

Inclusive, nesta terça-feira (19), Elmano Férrer foi convidado novamente pelo prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (Republicanos), para que compusesse a chapa com ele na busca pela reeleição este ano. O convite foi negado publicamente esta manhã por Férrer.


Neto do Angelim é exonerado da Fundação de Cultura e volta à Câmara Municipal nesta quarta

No Diário Oficial do Município de Teresina, publicado na terça-feira (19), foi divulgado o decreto de exoneração de Neto do Angelim do cargo de presidente da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves.

Neto do Angelim, que também exerce o cargo de vereador, retornará ao seu mandato na Câmara Municipal. Para ocupar seu lugar na fundação, foi nomeado Stanley Freire.

Essa mudança ocorre após o vereador Inácio de Carvalho decidir deixar a base do prefeito Dr. Pessoa e se filiar ao PT, o que resultou em sua saída da Câmara, onde ocupava a suplência de Neto do Angelim.


Dudu Borges fala sobre a chapa proporcional do PT nas eleições de 2024

O vereador Dudu Borges (PT) comentou nesta terça-feira (19) sobre a formação da chapa proporcional para as eleições de Teresina, em que o Partido dos Trabalhadores foi a primeira sigla a completar a lista dos pré-candidatos.

Ao todo, há uma composição de oito vereadores, titulares e suplentes, que estão na bancada do PT na Capital. Dentre eles são:

- Dudu Borges;
- Deolindo Moura;
- Euzuila Calisto;
- Pollyana Rocha;
- Joaquim Caldas;
- Gustavo de Carvalho;
- Venâncio Cardoso;
- Inácio de Carvalho.

Outro nome que também chamou atenção na lista foi o do atual presidente municipal do PT e ex-deputado estadual, Cícero Magalhães. A estratégia do partido é simples: triplicar a bancada na Câmara Municipal, por isso, é importante que haja uma forte cauda eleitoral (para puxar votos) e nomes competitivos para serem eleitos.


Dr. Pessoa responde Inácio de Carvalho ao vivo e critica ex-aliado


Após saída do suplente de vereador Inácio de Carvalho da base de apoio da Prefeitura de Teresina e ter se filiado ao Partido dos Trabalhadores nesta segunda-feira (18), o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) não aceitou tranquilamente essa decisão, retrucando ao vivo as declarações do vereador, insinuando que Inácio de Carvalho teria sido oportunista com a gestão municipal.


"Não resistiu aos investimentos dos engomadinhos. Aproveitou o máximo que pôde na Prefeitura de Teresina. Não abalou o prefeito nem a gestão, cada um toma o seu rumo. Isso é coisa não justificável. Depois que tomou a decisão veio me dar um abraço?", disse o prefeito em mensagem à nossa coluna.


Sílvio Mendes confirma que terão três chapas proporcionais em Teresina

Durante conversa exclusiva com a nossa coluna, o pré-candidato a prefeito de Teresina, Sílvio Mendes (União Brasil), confirmou que serão compostas três chapas para apoiá-los nas eleições de 2024 na capital piauiense. Os partidos que vão compor esse grupo são: União Brasil, Progressistas e Republicanos.

No União Brasil, de acordo o pré-candidato da oposição, a chapa proporcional já está fechada, com o total de 30 nomes de pré-candidatos, em que nenhum deles é vereador de mandato.  

Já no Republicanos e no Progressistas, as chapas ainda estão sendo formuladas.


Ismael Silva se pronuncia contra chapa de Sílvio e Jeová

O vereador Ismael Silva, que está de malas prontas para sair do PSD para se filiar ao Progressistas, publicou em suas redes sociais a insatisfação com a chapa majoritária que possui os nomes de Sílvio Mendes (União Brasil), como pré-candidato a prefeito, e o de Jeová Alencar (Republicanos), como vice.

Ismael Silva possui, historicamente, um desalinhamento político com o deputado estadual e ex-vereador Jeová Alencar, por isso, o descontentamento já era esperado por parte do vereador, em breve, progresssita.

Inclusive, muito foi especulado que havia a possibilidade de Ismael ser o escolhido da oposição para compor a chama majoritária com Mnedes, mas acabou não acontecendo. No entanto, o vereador afirma que continua ao lado do pré-candidato Sílvio Mendes na eleição de 2024.


Confira texto da postagem:

"Faço essa publicação para esclarecer que eu e o Deputado Jeová Alencar temos nossas diferenças políticas e ideológicas, que são muitas e envolvem fatos durante a nossa história, que não mudam pelo fato de hoje estarmos apoiando e votando no mesmo pré-candidato a Prefeito.

Sou contra a indicação ao cargo de Vice-Prefeito, por entender que há nomes que poderiam somar de forma eficiente, a exemplo do ex-Senador João Vicente Claudino. Precisava me manifestar, até para manter a coerência política que sempre adotei e, óbvio, por respeito aos meus amigos e eleitores, que sempre acreditaram na minha postura de transparência e honestidade."


Inácio de Carvalho deixa base do Dr. Pessoa e se filia ao PT

O suplente de vereador, Inácio de Carvalho, que pertencia ao Republicanos e compunha a base de apoio do prefeito Dr. Pessoa (Republicanos), com uma movimentação de última hora, assinou sua filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT) nesta segunda-feira (18).

Nos bastidores havia acordos traçados para que o vereador se filiasse ao PRD na quinta-feira (14), mas Inácio de Carvalho não foi ao evento com a expectativa de que se filiaria ao longo da semana na sigla que é aliada do grupo do prefeito Dr. Pessoa,  o que não aconteceu.
Agora, o PRD possui seis vereadores na Câmara Municipal de Teresina, entre suplentes e titulares, já o PT possui sete vereadores.


Vereadores do PRD:

- Renato Berger;
- Allan Brandão;
- Levino de Jesus;
- Bruno Vilarinho;
- Markim Costa;
- Graça Amorim.

Vereadores do PT:

- Dudu Borges;
- Deolindo Moura;
- Elzuila Calisto;
- Joaquim Caldas;
- Gustavo de Carvalho;
- Pollyana Rocha;
- Inácio de Carvalho.


"Só saio do Republicanos se Marcos Pereira me tirar", disse Dr. Pessoa


O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, marcou presença durante o evento de filiação do Partido da Renovação Democrático (PRD), reafirmando a mesma postura de não interferir na formação da chapa proporcional e na divisão dos pré-candidatos a vereador de Teresina pela sua base.

"Só saio do Republicanos se Marcos Pereira me tirar", afirmou o chefe do executivo municipal.

Ao que tudo indica, o único caminho do prefeito seria se filiar ao Avante, que também compõe a base política que lhe apoia nas eleições deste ano.


PRD filia sete vereadores e quatro secretários de Dr. Pessoa nesta quinta-feira (14)

Na noite desta quinta-feira (14), sete vereadores (suplentes e titulares) e quatro secretários da gestão de Dr. Pessoa (Republicanos) se filiaram ao Partido da Renovação Democrática (PRD). 

| Filiações:

Vereadores:

  • Renato Berger;
  • Allan Brandão;
  • Levino de Jesus;
  • Bruno Vilarinho;
  • Markim Costa;
  • Graça Amorim;
  • Inácio de Carvalho.

Secretários:

  • Juca Alves;
  • Roncalli Filho;
  • Alan Cavalcante;
  • Reinaldo Ximenes.

O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, participou da filiação dos nomes, já que o PRD representa a base de apoio para a busca pela reeleição este ano.


Durante o evento estiveram presentes pelo menos 1.500 pessoas, contando com a presença dos deputados estaduais Henrique Júnior (MA) e Bessah (PI), assim como do deputado federal Átila Filho (PP-PI).


Após visita de Renata Abreu, Podemos está oficialmente ao lado de Fábio Novo

Durante a visita da presidente nacional do Podemos, deputada federal Renata Abreu, foi anunciada a aprovação oficial do apoio do partido ao pré-candidato a prefeito de Teresina, deputado estadual Fábio Novo (PT).

"A gente tem um respeito grande pelo grupo local. Temos um time fortalecido com o ex-deputado Fábio Abreu, o Marcos Vinicius, amigos aliados, como o deputado Evaldo do Solidariedade. Portanto, se o grupo me trouxe aqui junto com o Fábio Novo, entendo que a gente está alinhado”, disse Renata Abreu.

A dirigente nacional também elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido por Fábio Novo e afirmou que se sente feliz em dividir palanque com o PT e as demais siglas aliadas da base do governador piauiense Rafael Fonteles (PT). “Fábio é um homem formidável, com história linda, um grande deputado e fico feliz, pois o Podemos está contribuindo para o governador [Rafael] que é uma pessoa formidável e que trabalha pelo Piauí", complementou.


Deolindo Moura diz que Teresa Britto terá ultimato para apoiar Fábio Novo

Nesta quinta-feira (14), nossa coluna conversou com o vereador Deolindo Moura (PT), que foi categórico ao dizer que a presidente do PV, Teresa Britto, terá que tomar uma decisão o quanto antes: ou sai do partido, e consequentemente da federação, ou se lança como pré-candidata à vereadora da base de Fábio Novo (PT).

"Não estamos agindo como 'rolo compressor'. No entanto nosso grupo tem um pré-candidato definido e que vem crescendo nas pesquisas eleitorais, então não faz sentido esse embate entre todo o grupo contra a Teresa Britto. É uma lógica simples, ou ela se alinha ao grupo e pode se lançar como pré-candidata a vereadora, ou ela encontrará outra sigla para disputar", enfatizou Deolindo Moura.

Lembrando que Teresa Britto tem, teoricamente, até as convenções partidárias, que ocorrem em agosto, para desistir da pré-candidatura a prefeita de Teresina pela federação PV, PCdoB e PT, pois uma federação funciona como uma musculatura única e só pode ter um nome para disputar as eleições municipais.


Jeová Alencar preside Republicanos em Teresina e impulsiona pré-candidatura

Nesta quinta-feira (14) o deputado estadual Jeová Alencar venceu a disputa pelo Republicanos e se consagra não só como o presidente municipal da sigla, mas também como pré-candidato a prefeito de Teresina.

"Existe esse entendimento, vou ficar no comando do Republicanos Municipal com apoio total do presidente Marcos Pereira. O que ficou dividido foi o deputado federal Jadyel Alencar no comando estadual da sigla e eu no comando de Teresina", disse o deputado estadual.

Dessa forma, não há outra saída para o prefeito Dr. Pessoa se não sair do partido e procurar outro destino político para tentar a reeleição. De acordo com que apuramos nos bastidores, Avante pode ser o local em que o abrigue.


Ismael Silva deve se filiar ao Progressistas e não descarta chapa com Sílvio Mendes

Durante conversa com a imprensa, o vereador Ismael Silva (PSD) confirmou que estará aliado à pré-candidatura de Silvio Mendes (União Brasil) para a eleição deste ano, e que, consequentemente, irá sair do PSD para se filiar a uma sigla que está alinhada politicamente com o grupo da oposição, muito provavelmente o partido para qual Ismael Silva irá deve ser o Progressistas.

“A janela abriu, mas eu estou na porta, na porta do Progressistas, só falta o trinco ser aberta. A priori nós estamos dialogando e avançando nesta conversa no sentido de nos filiarmos ao Progressistas. Estamos aguardando essas definições com a direção do partido, precisamos comunicar formalmente a nossa saída do PSD”, disse Ismael Silva.

Ainda no campo das especulações e possibilidades políticas, não é descartada a chapa Sílvio x Ismael, já que o nome do vereador já foi falado várias vezes por interlocutores da base oposicionista, No entanto, Silvio Mendes só deve escolher seu vice no final deste mês.

Um dos objetivos do grupo de Sílvio Mendes é oxigenar a pré-candidatura de Mendes e mostrar mais participação nas plataformas digitais.



Jorge Lopes é indicado para presidir a federação PSDB e Cidadania em Teresina

Após a agenda política do presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, em Teresina, foi discutido sobre o nome do ex-presidente da FUNDESPI, Jorge Lopes, ser o escolhido para comandar o colegiado da federação PSDB e Cidadania em Teresina, em que já foi realizado o encaminhamento do pedido para a homologação pela Federação Nacional.

A decisão de indicar Jorge Lopes foi tomada durante uma reunião com ex-senador João Vicente Claudino, o presidente do diretório municipal, Edson Melo, o vereador Paulo Lopes e o presidente regional do Cidadania, Mário Rogério.

Muito foi especulado sobre o futuro do partido nas eleições municipais, já que há uma nítida divisão de lados, em que uns apoiam à pré-candidatura de Fábio Novo (PT) e outros apoiam Sílvio Mendes (União Brasil), esperando que houvesse uma interferência da nacional nas pautas de Teresina, mas esta escolha foi esquivada por Perillo.